Com o tema “Agir Salva Vidas”, a Prefeitura de Araguaína encerrou na última sexta-feira, 30, as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio. Um evento realizado na Via Lago teve a participação de centenas de pessoas e contou com apresentações musicais de artistas locais e tendas com a presença de profissionais que tiraram dúvidas sobre o serviço prestado pela RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) da cidade.
A primeira-dama de Araguaína e graduanda em psicologia, Ana Paula Lopes, reforçou a importância da atenção à saúde psicológica que o Município oferece. “Eu já estive do lado de lá e sei o quanto é desafiador não se deixar levar pelos sintomas que, muitas vezes, querem te jogar contra a sua própria vida. Somos privilegiados por ter uma gestão que se preocupa e oferece diversos atendimentos que contribuem muito para a recuperação das pessoas que enfrentam a realidade das doenças mentais”.
Cuidar para salvar
A dona de casa Elenice Francisca da Silva, 43 anos, moradora do Setor Araguaína Sul, passou a dar mais atenção aos assuntos relacionados à saúde mental após presenciar a morte do filho de uma amiga. “Ele tinha 20 anos e foi uma dor enorme a todos que acompanharam e lutaram para que ele se recuperasse da depressão. Hoje, a qualquer sinal de alguém perto, já encaminho a um atendimento e ofereço suporte como posso”.
Serviços disponíveis
Entre os atendimentos gratuitos disponíveis à população de Araguaína, estão os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que contam com profissionais psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros.
Além disso, o Município dispõe também das UBS (unidade básica de saúde) que contam com atendimento psiquiátrico, NASF (Núcleo de Apoio e Saúde da Família), AME (Ambulatório Municipal de Especialidade), CAPS Adulto (Centro de Atenção Psicossocial), para o CAPS-AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas) e Unidade de Acolhimento Adulto para Dependentes
Setembro Amarelo
Diversas secretarias e órgãos do Município estiveram engajadas na Campanha Setembro Amarelo desde o dia 26 de agosto, promovendo capacitações para os profissionais da saúde, rodas de conversas com adolescentes, blitzen educativas e palestras em mais de 10 unidades de ensino.
A programação contou ainda com a participação da terceira idade por meio do Projeto “Movimento e Saúde Mental na Terceira Idade“, em que participaram mais de 100 idosos das palestras, oficinas de arteterapia, músicas e lanche.
Durante o mês nas UBS, também foram realizadas rodas de conversas com os profissionais e a população. Espaços e prédios públicos também receberam iluminação especial na cor amarela, como o Monumento do Cristo, Fórum, Câmara Municipal e Secretaria da Saúde de Araguaína.
“Hoje, a qualquer sinal de alguém perto, já encaminho a um atendimento e ofereço suporte como posso”, disse a dona de casa
O evento realizado na Via Lago teve a participação de centenas de pessoas