O vereador Moisemar Marinho (PDT), apresentou na Câmara de Palmas, ainda no mês de junho, um requerimento e um Projeto de Lei, solicitando à Prefeitura de Palmas prioridade na vacinação de grávidas e puérperas.
Conforme o parlamentar, que atualmente encontra-se afastado para tratamento de saúde, o objetivo é estabelecer este público como prioridade. “Sabemos que a imunização garante a proteção da mulher grávida, defendendo-a de doenças e complicações durante a gestação, e a proteção do feto, recém-nascido e/ou lactente, beneficiando-o com anticorpos para que possa resistir a infecções por consequência da baixa resistência do sistema imunológico”, defende Moisemar.
A Prefeitura de Palmas informou que vai retomar na próxima quinta-feira, 15, e será necessário agendar a aplicação de doses. Além disso, o sistema da prefeitura será reaberto para a vacinação das gestantes às 16h desta terça-feira, 13. Na quinta, será realizado um mutirão de vacinação exclusiva para este público em 18 unidades de saúde da capital. Nesta etapa, não serão incluídas as lactantes.