A organização Mission Aviation Fellowship (MAF) anunciou na tarde de terça-feira que o piloto Ryan Koher, do Ministério norte-americano MAF, e dois voluntários sul-africanos foram libertados de uma prisão de alta segurança em Moçambique após quatro meses de detenção.
Segundo a MAF, a libertação é provisória e eles são obrigados a permanecer no país durante o processo em curso. Koher, que foi preso em novembro de 2022 por supostamente “apoiar o terrorismo”, foi detido enquanto se preparava para transportar suprimentos para orfanatos administrados por igrejas na província de Cabo Delgado.
Durante as varreduras de segurança do aeroporto, as autoridades se interessaram por medicamentos de venda livre e conservantes de alimentos pertencentes à Ambassador Aviation Ltd. (AAL), parceira da organização sem fins lucrativos MAF, com sede nos EUA, informou o grupo. A MAF agradeceu a todos que oraram pela libertação de Ryan e pediu orações contínuas para que ele seja completamente liberado de quaisquer acusações e julgamento.
A esposa de Ryan, Annabel, agradeceu a todos que oraram e pediu aos cristãos que se juntassem à equipe do MAF para orar por seu marido todas as quartas-feiras. A região norte de Moçambique tem enfrentado insurgentes jihadistas nos últimos dois anos.