AD Madureira mergulha no estudo do pentecostalismo: “primavera teológica pentecostal”
As Assembleias de Deus de Madureira, vinculadas à CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus de Madureira), iniciaram neste primeiro trimestre de 2025 um estudo profundo, por meio de sua lição de Escola Dominical de adultos, sobre o Pentecostalismo. O enfoque na própria história, doutrina e prática pentecostal, que outrora era pouco abordado até mesmo por os próprios pentecostais, mostra uma significativa mudança no contexto assembleiano.
Segundo o pastor e teólogo Cesar Moises, um dos maiores estudiosos atuais do tema e autor do livro Pentecostalismo e Pós-Modernidade (CPAD), essa “primavera teológica” evidencia a produção robusta de obras teológicas por mestres e doutores que possuem formação acadêmica consolidada. “Há entre nós uma quantidade considerável de estudiosos que, com rigor acadêmico, têm trazido à tona debates e reflexões que enriquecem nossa prática e entendimento da fé pentecostal”, destacou Moises.
“Há pouco tempo quase não se via falar a respeito entre nós. Era raro pentecostais abordar o assunto. Via-se não pentecostais falando a respeito de nossa história, nossa doutrina e nossa prática. Hoje isso mudou. Pesquisamos nossa história, fundamentamos nossa doutrina e analisamos nossa prática”, afirmou também.
Em meio a essa transformação, o cenário atual é visto como um momento propício para que os frutos dessa pesquisa teológica se reflitam tanto na prática ministerial quanto na produção literária e acadêmica. “Por tudo Deus seja louvado”, concluiu Moises.