O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reafirmou nesta terça-feira (29) que realmente não será candidato a nenhum cargo em 2026, portanto, não irá renunciar ao cargo de governador. Pelo menos dois nomes fortes do grupo já informaram que vão entrar na disputa pela cadeira de Governador. Um é o senador Eduardo Gomes (PL), presidente do partido no Tocantins, que iniciou a sua carreira como vereador da capital. Ele é conhecido por sua habilidade política e por ter bons relacionamentos nas mais diversas correntes políticas. Nos bastidores, ele é tido como o nome forte de Wanderlei para a sucessão em 2026.
Outro nome que vem forte ao Governo é a senadora Dorinha Rezende, vice-líder do Governo Lula no Congresso Nacional. Ela elegeu prefeitos nas principais cidades do Tocantins, como Araguaína, Porto Nacional e Gurupi. Somando o número de prefeitos do grupo ligado ao Governador Wanderlei Barbosa, que foram eleitos em 2024, o total é de 117 prefeitos no Estado.
Oposição
Da oposição, que deve entrar na disputa é o vice-governador Laurez Moreira (PDT), que publicamente não anda mais alinhado ao Governador Wanderlei.