O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) se manifestou em um vídeo publicado nas redes sociais para esclarecer as críticas recebidas após sua participação em um evento no Palácio do Planalto, onde discursou a favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a sanção do Dia Nacional da Música Gospel. No vídeo, Otoni explica que esteve no evento representando o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).
“Me pediram para estar representando o deputado Silas Câmara nesta participação na frente parlamentar evangélica”, afirmou Otoni no vídeo, enfatizando que não estava no evento por vontade própria, mas como substituto de Câmara.
A presença do deputado gerou reações negativas, especialmente por ele ter sido um crítico feroz do governo Lula e um defensor declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro. No vídeo, Otoni relembra o início de seu discurso durante o evento, que não apareceu nas gravações divulgadas: “Nesta fala, não saiu no vídeo, eu começo dizendo que a prouve a Deus, permitiu Deus que eu, que fui um dos mais ferrenhos defensores do antigo governo, do governo de Bolsonaro, e crítico ao senhor presidente Lula, e eu me dirigindo ao Lula, quis Deus que eu estivesse aqui agora representando a frente parlamentar evangélica nesse dia.”
Otoni ainda se defendeu das críticas, argumentando que não mentiu e que sua fala foi uma constatação de fatos históricos. “Pois bem, eu acho que mesmo você que tem alguma crítica por eu ter ido lá hoje no Palácio do Planalto, também vai concordar que eu não faltei com a verdade. Eu não menti, eu fiz um fato histórico, mostrando que Deus usa quem ele quer, e usa Lula, usa Dilma, usa Bolsonaro, Deus é maior do que tudo e maior do que todos, né?”, afirmou o deputado no vídeo.
O discurso de Otoni de Paula no evento gerou controvérsia, principalmente quando ele declarou, em um momento de sua fala, que Lula foi usado por Deus para abençoar o povo de Deus. “Graças a essa visão social que nossas igrejas passaram a ter mais doutores e professores, gente que jamais poderia ter um diploma de curso superior se não fosse a visão do governo de Vossa Excelência”, disse o parlamentar durante a cerimônia, o que provocou reações de surpresa e descontentamento em parte da base da direita cristã.
O deputado finalizou o vídeo afirmando que sua participação no evento não compromete sua trajetória política e religiosa. “O fato de eu ter ido ao Palácio do Planalto, representando a frente parlamentar evangélica, não diminui a minha história”, concluiu Otoni de Paula.
Assista: