Uma moeda de ouro extremamente rara, datada possivelmente de 1.000 anos atrás e representando a imagem de Jesus Cristo, foi recentemente encontrada nas montanhas de Vestre Slidre, Noruega. Detectada por um equipamento de metais a mais de 2.500 quilômetros de Istambul, anteriormente Constantinopla, a capital do Império Bizantino, a moeda é conhecida como histamenon nomisma bizantino.
De um lado, a moeda exibe a imagem de Cristo segurando a Bíblia, enquanto o outro lado apresenta retratos dos co-imperadores Basílio II e Constantino VIII, que governaram o Império Bizantino de 962 a 1025. O município do condado de Innlandet, Noruega, destaca que a moeda é única no contexto norueguês, permanecendo excepcionalmente bem preservada ao longo do tempo.
A peça, cunhada entre 977 e 1025 DC, possui duas inscrições, uma em latim declarando “Jesus Cristo, Rei dos que reinam” e outra em grego mencionando “Basílio e Constantino, imperadores dos romanos”. As autoridades locais especulam sobre como a moeda chegou à Noruega, sugerindo uma possível conexão com Harald Hardråde, que era guarda-costas do imperador na época e mais tarde tornou-se rei da Noruega. A descoberta intriga, pois durante esse período, era costume dos guarda-costas saquear o palácio após a morte de um rei em Bizâncio.
As informações são do The Christian Post