Por Mike Leake
A igreja recebeu uma doação substancial de $ 100.000. Mas eles ainda não tinham certeza de como deveriam gastar o dinheiro. Alguém sabiamente recomendou pelo menos colocar o dinheiro na poupança para obter algum interesse. Foi quando o novo pastor disse isso…
“Ao invés de colocar na poupança com o retorno baixo, por que não investimos na bolsa, tem um retorno muito melhor…”
Você pensaria que ele estava sugerindo que todos os homens na sala cuspiam nos túmulos de suas mães. Como a igreja poderia investir o dinheiro do Senhor no mercado de ações secular? Foi um pensamento terrível para eles. Mas eles estão certos? Os cristãos devem investir no mercado de ações?
Neste artigo, tentarei apresentar os melhores argumentos a favor e contra os crentes que investem no mercado de ações e, em seguida, fornecer uma conclusão.
Por que os cristãos devem investir no mercado de ações
Vamos voltar ao exemplo da igreja com US$ 1.000.000 para potencialmente investir. Digamos que o ano fosse 1997 e a equipe decidisse investir US$ 10.000 em uma pequena startup chamada Amazon. Esses $ 10.000 hoje valeriam algo em torno de $ 16 milhões de dólares . Pense em todo o bem que uma igreja poderia fazer com $ 16 milhões.
Nossa fé nos chama a ser mordomos responsáveis dos recursos que Deus nos confiou. O mercado de ações apresenta uma oportunidade única para uma mordomia fiel. Considere Mateus 25:14-30 . Aqui, Jesus nos ensina sobre a importância de investir nossos recursos com sabedoria e multiplicá-los para a glória de Deus. O melhor lugar para aumentar seus recursos financeiros e maximizar seu impacto para o reino é o mercado de ações.
Além disso, foi demonstrado que o mercado de ações fornece pelo menos estabilidade suficiente a longo prazo para ajudar os crentes a deixar uma herança para seus filhos. Provérbios 13:22 nos lembra que “o homem bom deixa uma herança para os filhos de seus filhos”.
Ao se envolver no mercado de ações, os cristãos têm o potencial de construir riqueza que pode ser transmitida às gerações futuras. Investir sabiamente no mercado de ações nos permite gerar riqueza que pode ser usada para abençoar outras pessoas e promover o bem-estar da sociedade.
Alguns podem se opor a investir em empresas antiéticas. Essa é certamente uma preocupação digna. Os crentes não devem ter parceria indevida com o mundo. Mas a boa notícia é que você pode decidir em quais empresas específicas investir. Você não precisa investir em empresas ímpias. Na verdade, você pode até ajudar empresas lideradas por cristãos (ou aqueles que compartilham nossos valores) a prosperar.
Imagine que você viu potencial em um jovem. Você decidiu investir no futuro deles, colocá-los na faculdade, ajudá-los a conseguir o primeiro emprego e financiar seu caminho para a estabilidade. Se eles “conseguirem”, não apenas reembolsarão você, mas também dobrarão seu investimento. Se eles não conseguirem “conseguir”, pelo menos você atirou em alguém. Você teria um dilema ético com tal situação? Provavelmente não. O mercado de ações pode ser semelhante ao cenário acima. Você está apenas investindo em um negócio (com pessoas reais de carne e osso) em vez de um indivíduo específico.
Sim, existem riscos associados ao mercado de ações. Como em qualquer investimento, existem incertezas e perdas potenciais. No entanto, como cristãos, somos chamados a exercer sabedoria, discernimento e diligência em nossas decisões. Provérbios 21:5 nos lembra que “os planos do diligente conduzem ao lucro”. Ao realizar uma pesquisa minuciosa, buscar aconselhamento profissional e aderir a princípios financeiros sólidos, podemos navegar no mercado de ações com responsabilidade. Não precisa ser um risco selvagem. Pode ser tão seguro quanto colocar dinheiro em uma poupança ou conta de aposentadoria.
Por que um cristão não deve investir no mercado de ações
Para cada Amazon existe uma Enron. Você também pode perder dinheiro no mercado de ações. Você pode imaginar dizer a um querido santo que seu dinheiro investido na obra do Senhor foi realmente gasto por uma empresa que faliu?
Mas é mais do que o risco. Mesmo que você ganhe dinheiro no mercado de ações, você ainda está participando da maldade. O mercado de ações tornou-se um símbolo da busca incansável por riqueza e ganhos financeiros. Seria como Daniel se curvando para a estátua de Nabucodonosor.
Como cristãos, devemos nos proteger contra o amor ao dinheiro. Em 1 Timóteo 6:10 , somos lembrados de que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Ao participar do mercado de ações, nós nos expomos à tentação de colocar nossa confiança e devoção na acumulação de riqueza, comprometendo assim nosso bem-estar espiritual e nosso relacionamento com Deus.
Como o mercado de ações é bem-sucedido? O que faz uma empresa de sucesso na bolsa de valores? A maioria deles segue os princípios da ganância, cobiça e sedução de indivíduos para buscar mais riqueza e posses. Por que um seguidor de Jesus participaria disso? Isso não é “envolver-se em assuntos civis” ( 2 Timóteo 2:4-7 )?
Positivamente, abster-se do mercado de ações permite que os cristãos demonstrem uma confiança radical na providência de Deus, em vez de confiar na incerteza dos mercados financeiros. Ajuda-nos a concentrar-nos nos investimentos eternos. Devo estar acumulando tesouros na terra ou tesouros no céu? Como seguidores de Cristo, nosso foco principal deve ser construir tesouros eternos em vez de acumular riquezas mundanas ( Mateus 6:19-20 ). Quando as Escrituras falam sobre investimentos, elas são predominantemente direcionadas ao avanço do reino de Deus, proclamando o evangelho e atendendo às necessidades dos outros. Estes trarão recompensas eternas.
O mercado de ações – com sua ênfase na ganância, materialismo e ganho mundano – está em oposição direta aos valores e prioridades da fé cristã . Ao escolher abster-se de entrar no mercado de ações, os cristãos demonstram seu compromisso com a mordomia fiel, a confiança na providência de Deus e a busca de investimentos eternos.
A Bolsa de Valores e a Comida Sacrificada aos Ídolos
Como você pode ver, um caso convincente pode ser feito para ambos os lados. Investir no mercado de ações apresenta algumas das mesmas dificuldades que a igreja do primeiro século enfrentou. Para alguns crentes do primeiro século, quando iam ao mercado comprar comida, sua consciência era aguçada. Eles sabiam de onde vinha aquela comida. Eles sabiam que havia sido sacrificado a ídolos – entregue como oferenda a um deus falso. Tendo vindo de tal origem, não havia como eles se envolverem nessa atividade e ficaram chocados com o fato de os outros o fazerem.
No entanto, houve alguns crentes que pensaram profunda e teologicamente sobre essas questões. Eles chegaram à conclusão de que os ídolos realmente não existem – eles estão oferecendo essa carne ao nada. A carne em si é apenas carne. E como crentes, que são puros, eles podem participar dessas coisas como são. Carne é só carne. E eles não podiam acreditar que algumas pessoas na igreja não compartilhavam de sua teologia bem fundamentada.
O que fazemos quando a consciência de algumas pessoas lhes permite comer carne sacrificada a ídolos e outras pessoas não podem se envolver nessa atividade? Isso é o que Paulo aborda ao longo da segunda metade de 1 Coríntios. Ele também menciona esta questão em Romanos 14-15 . Sua conclusão é que a unidade dentro do corpo de Cristo é fundamental. Cristãos maduros (aqueles que têm perspectiva teológica para ver a “carne” como inócua) devem moderar sua liberdade pelo bem de seu irmão “mais fraco”. Da mesma forma, aqueles cuja consciência os condenou devem ter cuidado para não julgar os outros.
O mercado de ações é provavelmente semelhante. Existem coisas relacionadas ao mercado de ações sobre as quais as Escrituras falam . Claramente, a ganância não é aceitável ( 1 Timóteo 6:6-10 ). Esquemas de enriquecimento rápido são tolices e devem ser evitados ( Provérbios 13:11 ). E não devemos acumular tesouros na terra (Mt. 6:19-20). E positivamente sabemos que somos chamados a ser bons mordomos (Mt. 25:14-30). Enquanto estivermos dentro desses parâmetros, então, devemos permitir uns aos outros fazer o que nossa consciência ditar.
Conclusão
Alguns podem não ser capazes de investir no mercado de ações. Outros podem.
“Quem é você para julgar o servo de outro? É diante de seu próprio mestre que ele se levanta ou cai. E será sustentado, porque poderoso é o Senhor para o sustentar” ( Romanos 14:4 ).
O que Paulo diz em 1 Coríntios 10:31 pode ser aplicado ao mercado de ações. Ali Paulo disse: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Certamente, investir no mercado de ações se enquadra em “ou o que quer que você faça”. Se você pode fazer isso para a glória de Deus, então faça.
Mike Leake é marido de Nikki e pai de Isaiah e Hannah. Ele também é o pastor líder no Calvary of Neosho, MO. Mike é o autor de Torn to Heal e Jesus é tudo que você precisa