Por Katie T. Kennedy
A paciência é um elemento-chave dos frutos do Espírito. Acho que a maioria de nós não se importaria com uma dose extra de paciência. Paciência é uma virtude que falta neste mundo hoje, mas é de vital importância. Se pudermos crescer em paciência, isso não apenas ajudará a proporcionar um ambiente de aprendizado mais tranquilo, mas a virtude nos seguirá no mundo enquanto esperamos na fila da loja, interagimos com outras pessoas, aguardamos os resultados dos testes, etc.
Quanto mais crescemos em paciência, mais suavemente as coisas parecem fluir. Como podemos ser pacientes enquanto educamos nossos filhos em casa? Vamos discutir algumas dicas.
O que é paciência?
Merriam-Webster define a paciência como a capacidade de manter a calma e não ficar irritado ao lidar com problemas ou com pessoas difíceis.
Conhecemos bem esse cenário; o aluno fica frustrado, a mãe fica irritada e, de repente, a casa se enche de raiva negativa e ninguém está aprendendo nada. Quando perdemos a calma e ficamos descontentes com nossos filhos, a situação piora. Se soubermos ficar calmos e controlados enquanto nossos filhos não estão, teremos uma chance melhor de ajudá-los a se recuperar de suas explosões emocionais. Isso soa muito bem, mas como? Como podemos crescer em paciência?
O primeiro passo é a consciência de si mesmo e de seus filhos. Quais são as situações em que você rotineiramente perde a calma? Quais são os padrões comportamentais de seus filhos? Observe e tente identificar os padrões que ocorrem. Sempre haverá curvas inesperadas, mas pelo menos você pode estar melhor preparado para as bolas rápidas do dia a dia.
Um dos meus filhos é disléxico, então introduzir novos itens que parecem muito difíceis pode irritá-la. Ou ela fica frustrada e esgotada se minha aula for muito longa. Minha outra filha fica indignada e desafiadora quando está com fome. Esses cenários não resolvem todos os problemas que encontro, mas são gatilhos que notei. A consciência é enorme. Procure padrões. Esteja ciente das coisas que perturbam, frustram ou irritam seus filhos. Quando você vê esses padrões ocorrerem, pode remediar melhor o problema – entender o porquê por trás da explosão pode levar a mais empatia e a resolver o problema mais rapidamente.
Pequenas mudanças que causam um grande impacto
Embora ganhar paciência seja uma jornada ao longo da vida e não algo que ganharemos da noite para o dia, há coisas que podemos fazer para ajudar no momento.
Não tenha medo de fazer pausas. Se você sentir que está ficando frustrado e perdendo a compostura, ou se seu filho está intensificando suas emoções, separe-se e faça uma pequena pausa. Você não está desistindo da lição; você está exercitando a sabedoria. Faça com que todos respirem fundo (incluindo a mãe). Em apenas alguns minutos, você pode acalmar seu corpo e pensar de forma mais racional.
Achei esse verso instrumental quando comecei a estudar em casa. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” ( Provérbios 15:1 ) É muito fácil combinar a voz aumentada de seu filho com uma mais alta. Essa é a nossa inclinação natural. No entanto, isso geralmente vira para o sul rapidamente. Memorize alguns versículos-chave como este que, com sorte, virão à sua mente quando você precisar deles. É como o encanador tendo seu cinto de ferramentas ao lado dele enquanto trabalha. Esteja equipado com a palavra para poder utilizar sua força quando necessário. Tente baixar a voz em vez de aumentá-la; isso pode fazer maravilhas pelo seu ambiente escolar.
Verifique suas expectativas. Você estabeleceu expectativas rígidas para o seu dia e, quando algo dá errado, você fica desapontado e irritado? Um lembrete rápido, nem sempre tudo vai funcionar da maneira exata que planejamos. Tente permanecer flexível. Ser flexível pode modelar para seus alunos como girar quando as coisas não funcionam.
Seja paciente consigo mesmo. Você desenvolverá mais tolerância com o passar do tempo. A cada dia, cada experiência e pepita que você aprender sobre seu filho irá para o seu banco de conhecimento para que você escolha um bom caminho na próxima vez que se deparar com uma situação que exija sua paciência.
Comece o Dia com Sucesso
Cada dia traz novos desafios, e você nunca sabe o que vai enfrentar. Quais são as coisas que você precisa fazer antes do início do dia escolar que o preparam para o sucesso? O que ajuda a mantê-lo em um estado de espírito positivo quando as atitudes começam a diminuir?
Para deixar minha mente e meu corpo no estado certo para começar o dia escolar, há algumas coisas que preciso fazer. Eu acordo quando está escuro para poder aproveitar o tempo de silêncio. Eu acordo lentamente enquanto tomo meu chá chai, escrevo e me imergo na Palavra de Deus e na oração .
Depois que minha mente acordou, eu me exercito. Se eu atrasar essa atividade, ela não acontecerá. Sou uma pessoa muito mais equilibrada ao longo do dia se fizer exercício físico. O exercício físico faz maravilhas para me colocar na atitude positiva de que preciso para criar os filhos obstinados que Deus nos deu. Enquanto estou malhando, ouço um podcast de ensino em casa, música animada ou algo que me prepare mentalmente para o bom trabalho que estou prestes a fazer.
O ensino em casa é exaustivo e elogio as mães que o praticam há anos. Você está fazendo um trabalho tão bom para sua família, mas também precisa se certificar de que está cuidando de suas necessidades espirituais e físicas. Ler a Bíblia e passar tempo em oração é muito bom para nossas almas. Precisamos continuamente do refrigério das Escrituras, assim como uma planta precisa de água. Ficamos secos e murchos se não continuarmos a derramar a água viva de Deus em nós. A Bíblia é um recurso que dá vida. Seja qual for a sua rotina matinal ou noturna, certifique-se de incluir algumas coisas que o preparam e equipam em sua jornada de educação domiciliar.
A Longa Visão e a Perseverança
Você já notou as mulheres em sua igreja que educaram seus vários filhos em casa por anos e agora seus filhos estão crescidos? Eles são calmos, firmes e incrivelmente sábios. Por que? Passaram incontáveis manhãs trabalhando e alongando os músculos da paciência. Eles sabem que só porque uma manhã fica instável, isso não significa que seus filhos nunca vão se formar na faculdade e conseguir um emprego. Eles entendem que o fato de seu filho se recusar a fazer o trabalho uma manhã não significa que ele está abandonando a escola.
Estamos cultivando o coração de nossos filhos um dia de cada vez. O fruto desse trabalho provavelmente não aparecerá na aula no dia seguinte. Se você tiver sorte, poderá ter vislumbres anos depois.
Viva um dia de cada vez e não avalie o sucesso de seus filhos com base em um dia. Levante-se amanhã e comece no dia seguinte. Tive que me ensinar essa lição quando quis jogar a toalha no segundo dia de ensino em casa. Eu tinha decidido que não fui feito para fazer isso. Eu tive que me lembrar que isso era exatamente o que eu precisava fazer, e que era hora de cavar fundo e perseverar. Eu não ia desistir. Eu tive que me animar e me lembrar que desistir não era uma opção.
Lembre-se de que seus cérebros não estão totalmente desenvolvidos, e é por isso que somos os pais. O cérebro de nossos filhos tem muito a crescer. Recuar e lembrar disso pode ajudar muito a estender a graça e permanecer paciente. Lembre-se, é uma maratona, não um sprint.
Utilize o Espírito
Você terá seus altos e baixos com a educação domiciliar. Alguns dias de ensino em casa serão muito longos e desafiadores. Na verdade, de todos os empregos que tive, educar meus filhos em casa é o mais difícil. Requer mais paciência do que tenho para dar. Aqui está a boa notícia, não estou sozinho. O Senhor guiou nossa família para a educação domiciliar, e é o Senhor quem me fornece as habilidades de que preciso. Nem sempre escolho o caminho calmo e tranquilo, mas nunca teria chegado tão longe sem o Espírito.
“Cristo vive em mim.” ( Gálatas 2:20 ) Às vezes nos esquecemos disso. Às vezes esquecemos que Cristo não nos deixou sozinhos. Ele nos deixou com Seu Espírito dentro de nós! Isso é enorme! Deus está aí para nos ajudar, então peça Sua ajuda, aprenda a confiar em Sua orientação. Quanto mais nos aproximamos Dele, mais conectados ao Espírito nos tornamos.
Deus não quer que você se vanglorie de como é incrível arrasar nessa coisa de estudar em casa. Ele nos quer de joelhos, admitindo com humildade que não somos suficientes. Somos fortalecidos através de nossas fraquezas. Deus não quer que você confie em seu próprio conhecimento, sabedoria e experiência. Ele quer que você dependa Dele.
“O Senhor firma os passos daquele que nele se deleita; ainda que tropece, não cairá, porque o Senhor o sustém com a sua mão.” ( Salmos 37:23 )
“Portanto, não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o sustentarei com a minha mão direita justa.” Isaías 41:10
Aqui está a grande notícia, Deus está sempre com você. Ele nunca abandonará e certamente não o deixará perdido enquanto você educa seus filhos. O Espírito Santo está em você! Você é filho do Altíssimo Rei, e Ele o equipará. Você ainda vai lutar? Absolutamente! Deus está ao seu lado, e quando você passar por aqueles momentos de derrota e frustração, apenas lembre-se. Quando você pensa que não pode estender mais um pingo de paciência, em algum lugar lá no fundo, de uma fonte que você não pode descrever, mais é estendido. Nem sempre você vai acertar. Adivinha? Deus pode redimir esses momentos também. Essas são oportunidades para mostrar às crianças que mães e pais também erram. Temos a chance de modelar como é pedir perdão. Como é libertador para os filhos ver que a mãe não é perfeita e ela também comete erros.
Katie T. Kennedy mora em Richmond, VA. Ela é casada com um marido maravilhoso, Jonathan, e eles têm três filhas. Ela é escritora, blogueira e funcionária da empresa familiar. Após uma transformação espiritual na meia-idade, ela descobriu seu amor pela escrita.