Na quinta-feira, 3 de agosto, o pastor e autor Albert Tate compartilhou uma mensagem transparente com os participantes do Global Leadership Summit (GLS), encorajando os líderes que estão desanimados ou sobrecarregados.
“Para ser honesto, tive um ano muito difícil por cerca de três anos”, Tate, co-fundador e pastor da Fellowship Church no condado de Los Angeles, admitiu no início de sua palestra.
Tate brincou dizendo que uma de suas lutas mais recentes foi que seu novo livro, “Disobedient God: Trusting a God Who Goes Off-Script”, foi lançado no mesmo dia que o novo livro de TD Jakes, “Disruptive Thinking : Uma estratégia ousada para mudar como vivemos, lideramos e amamos”, acrescentando que os dois pastores têm a mesma editora e a mesma equipe de marketing.
Observando que viu através de uma postagem no Instagram que o novo trabalho de Jakes foi promovido em um jumbotron na Times Square, Tate brincou: “Vocês poderiam pelo menos ter me ligado. Eu poderia ter vindo e ficado na parte de trás com meu livro e apenas, ‘Queijo!’ Apenas sorriu. Deixe-me tirar uma selfie. Marque-me no Instagram ou algo assim!”
Em uma nota mais séria, Tate expressou que tem passado por uma temporada difícil de liderança, fazendo-o se perguntar como pode ser um orador de destaque no maior encontro de liderança do mundo, quando sente que nem está liderando bem. .
Albert Tate fala sobre encontrar encorajamento durante um período difícil de liderança
“O ano realmente foi difícil”, disse Tate. “Algumas lutas pessoais, lutas organizacionais, desafios com a navegação familiar e tentando encontrar equilíbrio e prioridades.”
No entanto, Tate contou ter almoçado com Craig Groeschel , a quem Tate considera um mentor, e contou a Groeschel sobre suas atuais lutas de liderança. Depois de perguntar a Tate há quantos anos ele pastoreava a Fellowship Church, Groeschel revelou que seus anos mais difíceis na liderança ocorreram durante a fase da vida em que Tate atualmente se encontra.
“Eu fiquei tipo, ‘Ei, isso é incrível’”, Tate exclamou, indicando que foi um alívio descobrir que ele não estava sozinho. Observando a transparência de Groeschel, Tate disse: “Isso me permite saber que você pode ter uma temporada difícil e ainda ser um bom líder”.
“Meu encargo para você é liderar onde você está, independentemente de ser de um lugar ruim, de um lugar de luta, de um lugar desanimado”, disse Tate. “Lidere onde você estiver.”
Invocando o relato do Antigo Testamento em que Deus fornecia pão diário, chamado “maná”, para o povo de Israel e comparando-o com as alegrias e lutas da vida, Tate disse: “Isso é o que Deus providenciou para hoje”.
“E acho que o que quero dizer é: lidere de onde você está, confiando na porção do maná de Deus para o dia. Ele deu a você o que você precisa para o dia”, disse Tate, ressaltando que o povo de Israel foi estritamente instruído a coletar apenas a quantidade de maná necessária para o dia, em vez de armazená-lo para os próximos dias.
“Alguns de nós, nosso problema é tentar fazer de Deus um Deus Costco ”, disse Tate. “Quando você vai ao Costco, eles são conhecidos por suas porções superdimensionadas… E as pessoas vão lá e compram essa coisa grande e velha de maionese e custa apenas US$ 7,55. Então você vai para casa e pensa: ‘Querida, eu tenho maionese! Temos sanduíches para sempre!’”
“Mas você nunca pode usar tanta maionese”, disse Tate. “Acho que esperamos que Deus nos dê liderança suficiente para o ano… Mas Deus já fez isso com alguém? Não, Deus diz: ‘Vou lhe dar o que você precisa hoje para que você possa confiar em mim para o que você precisa amanhã’”.
Na verdade, disse Tate, concentrar-se apenas no que Deus deu para o dia, em vez de olhar para as necessidades da próxima semana ou do próximo mês, promove um sentimento de gratidão e atenção ao que Deus realmente providenciou.
Albert Tate para líderes desencorajados: ‘Continue aparecendo’“A outra coisa é, continue aparecendo”, continuou Tate, encorajando os líderes a não esperar até algum momento imaginário no futuro, quando se sentirão prontos para liderar. “Você está pronto agora. Precisamos da sua liderança agora, onde você está hoje.”
Tate contou uma conversa que ele e um amigo tiveram com outro mentor, que pastoreia uma igreja próspera. Quando Tate e seu amigo perguntaram a esse pastor qual era seu segredo ou “bala de prata”, o pastor disse: “Vocês [são] mais espertos do que eu. Tudo o que fiz foi não desistir.”
“Não subestime o poder de apenas aparecer”, disse Tate. “É difícil? Continue aparecendo. É desafiador? Continue aparecendo. Sobrecarregado? Continue aparecendo, porque ao olhar para trás no arco do tempo, você olhará para trás e verá a fidelidade de Deus enquanto você continua aparecendo. Só não desista.”
Fazendo referência ao filme da Pixar de 2003, “Procurando Nemo”, Tate lembrou aos líderes uma melodia cantada pelo personagem chamado Dory, um peixe esquecido oferecendo encorajamento a Marlon, um amigo pessimista em busca de seu filho.
“Continue nadando, continue nadando”, canta Dory no filme.
“Sinto que alguns líderes só precisam ouvir: ‘Continue liderando, continue liderando, continue liderando’”, cantou Tate. “Quando você está delirando e tipo, ‘Estou sobrecarregado’, apenas continue liderando, continue liderando. Quando você estiver desanimado e sentir que a depressão está batendo à sua porta, continue liderando, continue liderando.”
“Apenas continue liderando,” Tate reiterou.
Tate passou a fazer referência ao relato bíblico em que os inimigos de Daniel conspiraram contra ele para jogá-lo na cova dos leões, mas Deus o protegeu mantendo a boca dos leões fechada.