A Bíblia contém várias profecias sobre o fim dos tempos, muitas das quais se referem à segunda vinda de Jesus Cristo. Atualmente, para o despertar dos fieis, há um entendimento entre estudiosos da Bíblia de que algumas dessas profecias estão em processo de cumprimento. Confira abaixo:
- O retorno dos judeus à Terra Santa – Esta primeira já começou seu cumprimento há muitos anos. Desde a criação do Estado de Israel em 1948, milhões de judeus de todo o mundo emigraram para Israel, de acordo com o Jewish Virtual Library. Hoje, Israel tem uma população de cerca de 9,4 milhões de pessoas, sendo que cerca de 74,2% são judeus. Ou seja, o estabelecimento do povo da promessa em sua terra e seu fortalecimento enquanto nação soberana mostra que em breve o desenrolar do plano divino para Israel acontecerá.
- A propagação do evangelho em todo o mundo – O cristianismo é a maior religião do mundo, com cerca de 2,2 bilhões de seguidores, de acordo com o Pew Research Center. A religião tem seguidores em quase todos os países do mundo e é particularmente forte na América Latina, África e partes da Ásia. Os esforços evangelísticos se intensificam o que mostra que a Igreja está também interessada em ver a volta do Senhor.
- Guerras e rumores de guerra – De acordo com o Institute for Economics and Peace, em 2021, o mundo experimentou o décimo ano consecutivo de aumento da violência global. Houve um aumento no número de mortes por conflitos armados, bem como um aumento nos gastos militares em todo o mundo. Agora em 2023 a guerra entre Russia e Ucrania, os conflitos em EUA e China e as constantes ameaças entre Irã e Isral apontam para a vinda do Senhor.
- A ascensão de uma única autoridade mundial – Embora ainda não haja uma autoridade mundial única, algumas organizações internacionais, como a ONU e a União Europeia, têm assumido papéis cada vez mais importantes na governança global. A ONU tem 193 estados membros e é responsável por promover a paz, a segurança e a cooperação global.
- A apostasia e o aumento da maldade – Embora seja difícil medir a fé religiosa em todo o mundo, há evidências de que a secularização está aumentando em muitos países. Por exemplo, uma pesquisa do Pew Research Center descobriu que a parcela de adultos nos Estados Unidos que se identificam como cristãos caiu de 78% em 2007 para 65% em 2019. Em relação ao aumento da maldade, vários estudos mostram um aumento da criminalidade em muitos países, incluindo aumento de casos de violência doméstica, crimes de ódio e corrupção.