Nesta sexta-feira, 24, a Polícia Civil do Tocantins concluiu o inquérito que investigava o furto de várias cabeças de gado em propriedades rurais nas cidades de Bernardo Sayão e Juarina. Cinco pessoas foram indiciadas por furto de semovente, organização criminosa, receptação e corrupção de menores.
O caso começou a ser investigado em janeiro deste ano, após um produtor rural registrar um Boletim de Ocorrência informando o desaparecimento de várias cabeças de gado de sua fazenda. As investigações apontaram que ocorreram três furtos, totalizando 47 cabeças de gado de duas propriedades rurais, incluindo animais das raças nelore, cruzado e angus aberdeen.
A polícia descobriu que um esquema criminoso havia sido montado para furtar os animais e revendê-los a preços bem abaixo do mercado, na cidade de Araguaína. A adolescente de 17 anos teria sido a líder do grupo, com a ajuda de dois vaqueiros de sua propriedade.
Com a descoberta do esquema, a polícia prendeu um dos autores pelos crimes de furto de semovente, organização criminosa e corrupção de menores, além de um dos receptadores. Outros dois envolvidos continuam foragidos. Cerca de 15 cabeças de gado foram recuperadas e restituídas aos seus proprietários. O adolescente de 17 anos foi autuado por ato infracional análogo aos crimes de organização criminosa e furto de semoventes.
O inquérito policial foi remetido ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para adoção das medidas legais necessárias. A delegada responsável pelo caso agradeceu às equipes de policiais civis envolvidas na investigação.