Em menos de 40 dias, a Prefeitura de Araguaína entregou cinco UBS (unidades básicas de saúde) novas e reconstruídas. Os eventos fazem parte da programação da Prefeitura para comemorar os 64 anos do Município. A última inauguração foi da UBS Avany Galdino, no Bairro São João, nessa sexta-feira, 18.
“Esse compromisso que estamos tendo com os moradores traz confiança, a cidade está acreditada. As unidades descentralizadas atendem o morador perto de casa, incentivando que ele procure o serviço de saúde para prevenção”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
A UBS Avany Galdino teve número de consultórios ampliado e chegou a nove, sendo oito para atendimento médico e de enfermagem e para saúde bucal com duas cadeiras odontológicas. Além disso, houve a troca do telhado, portas e janelas, implantação de novo sistema elétrico, instalação de piso tátil, adequação dos banheiros para pessoas com deficiência, pintura em geral, polimento do piso e impermeabilização das paredes.
O local conta com 53 servidores para atender mais de 15 mil pessoas do Bairro São João e parte do Setor Araguaína Sul. Um dos pacientes é o seo Geraldo de Sousa, 87 anos, que faz uma série de acompanhamentos de saúde. “Tenho problema de pressão, coração e coluna, por isso vou bastante no postinho e estava com saudades das meninas, me tratam muito bem”, contou.
Investimentos em Saúde
Desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando a ampliação da rede de atendimento e melhoria dos serviços oferecidos na cidade. Foram entregues dez novas UBS, como dos setores Ponte, Maracanã e Costa Esmeralda, e outras nove passaram por reformas e ampliações, como no setor Palmeiras do Norte.
A primeira entrega dos eventos em comemoração aos 64 anos de Araguaína foi no dia 11 de outubro, com a UBS Manoel dos Reis, no Jardim das Flores. Depois, a Prefeitura inaugurou a UBS Luciane Ponciano, no Distrito Novo Horizonte; Dr. César Delgado, no Setor Tereza Hilário; UBS Bairro de Fátima; e por último, a UBS Avany Galdino, no Bairro São João.
Atualmente, mais duas UBS estão em construção, na Vila Azul e Setor Araguaína Sul 2, e outras três passam por reconstrução no Setor Couto Magalhães, na Vila Aliança e no Nova Araguaína. Até 2024, todos os prédios da Saúde passarão por reforma do teto ao piso para melhoria no conforto dos pacientes e servidores.