Pela primeira na história, um Papa falou abertamente sobre a relação entre o consumo de carne e a destruição do meio ambiente. Em 11 de julho, o Papa Francisco enviou uma carta aos participantes da Conferência da Juventude da União Europeia em que pede “uma vida sem desperdícios” e trata da redução do consumo de proteína animal como uma das formas de salvar o meio ambiente.
“É urgente reduzir o consumo não só de combustíveis fósseis, mas também de muitas coisas supérfluas; e de igual modo é conveniente, em certas regiões do mundo, consumir menos carne: também isto pode ajudar a salvar o meio ambiente”, escreveu o líder religioso.
Para a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o pedido do Papa Francisco está diretamente ligado ao objetivo da campanha Segunda Sem Carne, há 13 anos em ação no Brasil. Ao incentivar as pessoas a experimentarem um dia com alimentação sem produtos de origem animal, como carne, ovo, leite e derivados, a campanha mostra à população o quanto é possível e saborosa uma alimentação à base de vegetais.
Ao mesmo tempo, a adesão à Segunda Sem Carne beneficia a saúde das pessoas, do planeta e dos animais. Quando se fala do meio ambiente, foco da fala do pontífice, o impacto ambiental positivo de um dia sem carne é emitir 11kg a menos de CO2, economizar 60 litros de água dos reservatórios doces, menos 8kg de grãos (usados para alimentar os animais) e menos 24m² de terras danificadas pela criação de pasto.
“Devemos levar em conta os impactos desse modelo alimentar atual, nessa sede por comer carne e derivados. O poder do convite do Papa Francisco é muito grande e ajudará milhões de pessoas a despertarem para esta mudança urgente. Precisamos construir um novo futuro, onde há um respeito maior pelo meio ambiente”, comenta o presidente da SVB, Ricardo Laurino.
Com intuito de facilitar a redução do consumo de produtos de origem animal e a adoção do novo hábito alimentar, a SVB publica nas redes sociais receitas veganas, dicas de nutrição, notícias e informações a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para auxiliar quem topa experimentar uma Segunda Sem Carne.
SOBRE A SEGUNDA SEM CARNE
A Segunda Sem Carne surgiu em 2003, nos Estados Unidos, e hoje já está presente em mais de 40 países. A campanha brasileira foi lançada em outubro de 2009, é considerada a maior do mundo, e conta com o apoio de governos, personalidades e empresas. Com a proposta de conscientizar as pessoas sobre os impactos do uso de produtos de origem animal na alimentação, a Segunda Sem Carne convida as pessoas a descobrirem novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal ao menos uma vez por semana.