Os profissionais que atuam no Projeto Recriar Vidas percorreram, em fevereiro, cerca de 2 mil quilômetros pelo Tocantins. O motivo foi capacitar mais de 270 educadores, profissionais de saúde, conselheiros tutelares, vereadores e sociedade civil para desenvolver ações de mitigação de risco social e de consumo de drogas nas escolas. A iniciativa é realizada através de parceria com a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania.
“Para o Governo Federal, essas parcerias são importantes porque nos ajudam a investir na prevenção ao uso de drogas. O Recriar Vidas é um projeto que guarda todos os passos necessários para levar a prevenção aos municípios. É importante pelo impacto positivo que leva à comunidade e pode se transformar em modelo a ser replicado em outros locais do país”, disse o secretário da Senapred, Quirino Cordeiro.
Cerca de dez profissionais das áreas de psicologia e pedagogia percorrem cidades das regiões sul e sudeste do Tocantins (Figueirópolis, Novo Alegre, Lavandeira e Gurupi) para a formação de outros profissionais.
Para o presidente do Conselho Municipal de Educação de Figueirópolis, professor Dieime Machado Alves, a capacitação foi uma oportunidade para compreender o que pode desencadear uma série de problemas em crianças e adolescentes quando não são abordados corretamente fatores como ansiedade, depressão, bullying, entre outros.
“O Recriar Vida proporcionou uma nova forma de enxergar os nossos alunos. Nós educadores precisamos estar preparados para lidar com tudo isso. E o que não aprendemos na teoria ou prática na faculdade, aprendemos no dia a dia da escola e no aprimoramento pela capacitação”, disse Dieime.
O Projeto Recriar Vida segue o manual de orientação de boas práticas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A trilha pedagógica é baseada nos conteúdos didáticos “Viver de Cara Limpa, Uma Escolha”, entregues aos participantes como guia de orientação e para serem utilizados em atividades com os alunos das redes municipais.
Segundo o prefeito de Nova Alegre, Fernando Pereira Gomes, a ideia da capacitação no município foi para ajudar a proteger os jovens por meio de informação e educação. “Estive em agenda no Ministério da Cidadania e por meio da Senapred soube da ação desenvolvida pelo Recriar. Tenho preocupação com a educação de qualidade dos nossos jovens e com a formação dos professores, especialmente para evitar problemas psicossociais e de envolvimento com as drogas”, destacou.
Recriando vidas pela esperança
O Recriar Vidas é um programa que nasceu no Tocantins e que também é desenvolvido em Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará. O objetivo é adquirir livros de prevenção ao uso de drogas e realizar a capacitação, com estudos de casos, de profissionais de educação, assistência social, saúde e segurança.
Dessa forma, o projeto pretende garantir a formação de uma rede de proteção social nas cidades, especialmente quanto à avaliação do risco e grau de consumo de substâncias psicoativas, bem como ações de redução dos fatores de vulnerabilidade de crianças e adolescentes.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania