Um levantamento encomendado pela Rádio Trans Mundial à Missão Portas Abertas mostra que há, pelo menos, 22 países que impõem restrições à leitura da Bíblia Sagrada. Em muitos deles, possuir um exemplar resulta em perseguição, prisão ou até, em casos extremos, em morte.
Coreia do Norte, Afeganistão, Paquistão, Eritreia, Iêmen, Irã, Arábia Saudita, Maldivas, China, Vietnã, Uzbequistão, Turcomenistão, Turquia, Catar, Tajiquistão, Cazaquistão, Butão e Omã são os países que integram a Lista Mundial de Perseguição onde as medidas restritivas de circulação das escrituras são maiores.
Nas Maldivas, por exemplo, destino de luxo para muitas pessoas de diferentes partes do mundo, os cristãos não vivem a plenitude da ideia de igreja. Eles não podem se reunir com liberdade. Quando um cristão é descoberto, ele pode sofrer retaliações. No caso das mulheres, elas podem ser forçadas a voltar para o islamismo por meio de casamentos forçados, ameaças ou até agressões físicas ou verbais. Já em relação aos homens, eles podem sofrer violência física, assédio moral em ambientes de trabalho ou prisão governamental.
A Portas Abertas conta com uma lista de observação de países que são monitorados de forma contínua pelo risco iminente de ataques a cristãos locais. Nos Emirados Árabes, Quirguistão, Bahrein e no Azerbaijão, a leitura da Bíblia também não é aceita.
Apesar das restrições em diferentes partes do mundo, a Bíblia segue como o livro mais vendido de todos os tempos. Dados da Wycliffe Global Alliance apontavam que, até 2020, 698 línguas tinham o livro sagrado completo traduzido. Das 7.360 línguas no mundo, apenas 3.415 têm alguma parte das escrituras traduzidas (total ou parcialmente).
As outras 3.945 línguas sem escrituras englobam uma população estimada em 255 milhões de pessoas. A maior parte delas está na Ásia, continente com 836 línguas sem conteúdo bíblico traduzido, totalizando 141 milhões de pessoas.
Pedidos de oração
– Ore para que a Bíblia continue a chegar a todos os países;
– Ore pelo processo de tradução das escrituras a todas as línguas;
– Ore por proteção aos irmãos em situação de perseguição.