Pessoas difíceis estão por toda parte – em sua vizinhança, em seu local de trabalho, na escola de seus filhos e, inevitavelmente, em sua igreja. E embora seja natural querer evitar aqueles que podem ser difíceis, você pode impactar o coração deles, trazer alegria ao seu e possivelmente até melhorar a atmosfera geral da sua igreja quando você escolhe amar a dificuldade deles.
Eu acredito que Satanás trabalha horas extras para dividir a unidade em nossas igrejas. Por que o inimigo de sua alma e da igreja de Cristo se importaria se você está em desacordo com os incrédulos ? Ele quer atingir seus relacionamentos com os crentes para destruir a unidade entre o povo de Deus, porque Jesus disse que o mundo conheceria Seus seguidores pelo amor de uns pelos outros – o que realmente significa uns aos outros.
Paulo disse aos primeiros cristãos que completassem sua “alegria por terem a mesma mente, mantendo o mesmo amor, unidos em espírito, empenhados num só propósito”. Ele então lhes disse: “Não façam nada por egoísmo ou vaidade, mas com humildade considerem uns aos outros superiores a si mesmos” (Filipenses 2:2 NASB). Nisso reside a fórmula para a unidade em nossas igrejas hoje também. E se você e eu seguirmos essas instruções da melhor maneira possível, podemos manter Satanás afastado, em vez de deixá-lo obter uma vitória toda vez que incita você e eu a não gostarmos ou apenas nos sentirmos frustrados com pessoas difíceis a ponto de não querermos. estar mais perto deles.
Não desista. Não caia nos esquemas do inimigo que constantemente tenta semear discórdia entre os crentes. E não ceda à tentação de ser carnal ou egoísta quando se trata de se dar bem com os outros. Para trazer glória a Deus, alegria ao seu coração e mais unidade à sua comunidade local, aqui estão sete maneiras de amar as pessoas difíceis em sua igreja.
1. Veja as pessoas difíceis como o trabalho refinador de Deus em sua vida.
“Como o ferro afia o ferro , assim o homem afia o outro”, diz Provérbios 27:17 . Entendemos que esse versículo significa que a comunhão cristã nos fortalece. Mas pense nisso. Deus pode nos refinar e aguçar quando estamos perto de pessoas que são difíceis, porque isso nos faz confiar em Deus para mudar nossas atitudes, abrandar nossos corações e nos tornar pessoas que precisam de uma medida extra da ajuda de Seu Espírito quando se trata de desenvolver o caráter espiritual. características como amor, paciência, bondade, mansidão e domínio próprio ( Gálatas 5:22-23). Deus pode tornar você e eu mais parecidos com Jesus quando estivermos perto de pessoas difíceis. Ele pode nos refinar e suavizar nossas arestas permitindo que estejamos em situações desconfortáveis e difíceis com os outros. Como Deus mostrou graça para nós, Ele quer que mostremos graça para com os outros. Isso significa aproveitar a oportunidade de amar os outros incondicionalmente como Deus o amou.
2. Ore por aqueles que você prefere evitar.
Quando oramos por alguém, Deus muda nosso coração em relação a essa pessoa. E, como resultado de nossas orações, às vezes Deus realmente muda a outra pessoa e amolece seu coração e torna menos difícil estar por perto, ou Ele muda a nós e como os percebemos. Ofereça suas pessoas difíceis a Deus em oração , mas não peça apenas a Deus para lidar com elas. Peça a Deus para abençoá-los, para trazê-los alegria, para levá-los a querer estender a bondade para com os outros. Peça a Deus que lhe revele algumas maneiras tangíveis de demonstrar amor por essa pessoa. A Escritura diz: “Esta é a confiança que temos diante dele, que, se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos os pedidos que dele fizemos” ( 1 João 5:14-15). Sabemos que é a vontade de Deus que oremos pela unidade em Sua igreja, para que possamos ter certeza de que nossas orações por essa pessoa, ou nosso coração para com ela, serão atendidos.
3. Coloque um pouco de amor em suas cabeças.
Você pensou que eu ia dizer para você “amontoar brasas vivas” em suas cabeças, não é? Sempre achei aquele versículo de Romanos 12:20 , que cita Provérbios 25:22 , peculiar. Quando você ama alguém que não o ama (ou age como se não amasse), você está “amontoando brasas vivas na cabeça dele”. Isso significa que você os está deixando desconfortáveis por causa de como eles estão sendo condenados por seu bom tratamento para com eles? Possivelmente. Isso significa que você está dando a eles uma amostra de como será o inferno (queimar brasas na cabeça certamente não pode ser bom, certo?)? Romanos 12:20-21 em A Mensagemdiz: “Nossas Escrituras nos dizem que se você vir seu inimigo [a pessoa difícil em sua vida] com fome, vá comprar o almoço para essa pessoa, ou se ela estiver com sede, dê-lhe uma bebida. Sua generosidade irá surpreendê-lo com bondade . Não deixe que o mal tire o melhor de você; tire o melhor do mal fazendo o bem.” Em outras palavras, comece a amá-los como Jesus ama. Eles podem não retribuir a bondade, mas Deus convencerá seus corações e protegerá seu coração de se tornar amargo.
4. Peça a Deus para lhe mostrar as semelhanças entre essa pessoa e você.
Eu não sou fofoqueiro , você pode estar pensando. Não sou excessivamente crítico, ou não sou esnobe , também pode estar passando pela sua cabeça agora. Mas é provável que a pessoa que você acredita ser difícil esteja pensando a mesma coisa sobre você. Muitas vezes, não gostamos de certas pessoas, ou as achamos difíceis porque vemos algo nelas que não gostamos em nós mesmos. Ou talvez essa pessoa realmente sejadifícil, mas você também é para outra pessoa e não tem ideia, assim como ela pode parecer não ter ideia de seu aborrecimento com ela. É quando oramos: “Mostre-me, Deus, o que você quer que eu aprenda com as ações dessa pessoa em relação a mim ou com minha irritação com ela. Mostra-me, Deus, o que existe em mim que possa ser semelhante e livra-me disso”. Podemos expressar mais prontamente a graça aos outros quando percebemos que Deus – e os outros – podem estar estendendo essa mesma graça a nós.
5. Peça a Deus para lhe dar os olhos e o coração para aquela pessoa.
Há um velho ditado que diz que não devemos julgar uma pessoa até que tenhamos andado uma milha em seus sapatos. Acho que uma maneira melhor de dizer isso hoje é “Todo mundo tem uma história. E não sabemos até que perguntemos. As pessoas que estão feridas, machucam os outros. Pessoas que foram feridas tendem a ferir outras pessoas. Quando você pede o coração de Deus para pessoas difíceis, você pode começar a ver suas mágoas ou um pouco de suas feridas passadas, que Deus vê, e isso lhe dará mais compaixão em saber como lidar com elas. O velho rabugento que sempre reclama pode estar sentindo dores físicas e não sabe como expressar outra coisa senão reclamação. A mulher com o limite crítico pode ter sido traída e não confia em mais ninguém e ainda está lidando com uma profunda dor emocional. Enquanto você ora pelos olhos e coração de Deus para eles, Ele pode permitir que você aprenda algo sobre eles que abrandará seu coração e lhe dará a compaixão de Deus por eles. Pratique o coração de seu Pai Celestial e determine-se a mudar a maneira como você vê e responde a essa pessoa, por amor a Deus e como Ele o amou.
6. Pratique atos simples de amor para com aqueles que mais precisam.
Pessoas difíceis têm poucos amigos. Se Ashley tem um problema com Karen, e Jerry tem um problema com Karen, e o diretor do ministério infantil também tem um problema com Karen, provavelmente Karen é o problema. E ela também não está facilitando que os outros sejam seus amigos. Então, quando você decide amar Karen apesar de si mesma, apesar do que ela faz, e apesar dos sentimentos frios e espinhosos que ela transmite a qualquer um que se aproxime dela, você pode quebrar seu exterior gelado que permitirá que seu coração para finalmente derreter. Existem várias maneiras de demonstrar atos simples de amor. Você pode começar cumprimentando-os sinceramente toda vez que os vir, levando-os até o carro, oferecendo-se para fazer algo por eles e perguntando como você pode orar por eles. Eventualmente, pode levar a entregar a eles um bilhete manuscrito dizendo que você aprecia que eles estejam sempre lá e que você está orando por eles em quaisquer circunstâncias pelas quais eles possam estar passando. Pergunte a eles sobre seus entes queridos e talvez um dia convide-os para almoçar com você depois da igreja. Ao estender-se com simples atos de amor, você experimentará a alegria de amar os outros como Jesus faz. Você pode até descobrir que eventualmente começa a se perguntar por que pensou que aquela pessoa era tão difícil.
7. Junte a pessoa difícil a um amigo ou mentor.
É difícil tentar quebrar o exterior gelado de outra pessoa ou uma personalidade difícil por conta própria. Portanto, junte a pessoa difícil a um amigo da igreja que possa ajudá-lo a mostrar bondade a ela. Você tem um amigo ou mentor cristão em sua vida com quem pode contar para dizer a coisa certa quando essa pessoa difícil fala palavras descuidadas, fofoca sobre você ou rejeita suas tentativas de bondade? Todos nós precisamos de cristãos positivos e encorajadores em nossas vidas para equilibrar os desafiadores. Encontre-se regularmente com um crente maduro que pode ajudá-lo a permanecer espiritualmente fundamentado, orar com você pelas pessoas difíceis em sua igreja e cultivar um coração e uma vida que agradam ao Senhor (Tito 2:3-5) .). Encontrar-se regularmente com alguém sábio pode ajudá-lo a se afastar da mágoa, das expectativas e do “drama das pessoas difíceis” em geral, e alinhar seu coração e pensamentos com os de Deus para que você não apenas saiba como lidar com uma pessoa difícil, mas também certifique-se de que VOCÊ está não sendo um, também. E quando seu mentor ou amigo puder acompanhá-lo em seus esforços para ser gentil e amoroso com as pessoas difíceis em sua igreja, você terá um projeto de equipe e não um esforço individual. Eclesiastes 4:9 nos diz: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor recompensa pelo seu trabalho” e juntar amor a uma pessoa difícil pode ser um exemplo perfeito disso.
Cindi McMenamin é palestrante nacional, professora de Bíblia e escritora premiada que ajuda mulheres e casais a fortalecer seu relacionamento com Deus e com os outros.