Nesta semana, o Ministério da Cidadania divulgou que 625 mil brasileiros foram notificados por SMS que terão que devolver o Auxílio Emergencial que receberam de forma ilegal.
A devolução é exigida após a Receita Federal fazer uma malha fina e verificar que essas pessoas tiveram renda acima do permitido para fazer parte do programa.
As mensagens são enviadas pelos números 28041 e 28042, qualquer outro número que envie mensagens solicitando a devolução do dinheiro deve ser considerado como fraude.
Outra informação importante: quem recebeu o SMS original precisa confirmar se o site indicado para saber sobre a situação e negociar a devolução dos valores tem que gov.br.
Este é o terceiro lote de mensagens enviadas ao longo de 2021, a campanha visa recuperar dinheiro público e até o dia 18 de novembro foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,3 milhões.
Parcela para quem teve o benefício cortado
Por outro lado, mais de 11 mil pessoas receberão uma parcela extra, pois foram reincluídas no programa após nova análise da Dataprev.
Ou seja, quem recebeu o benefício, depois teve as parcelas negadas e entrou com contestação, pode verificar a resposta e ver se o pagamento foi aprovado. Para saber se terá direito, é preciso acessar o site do Auxílio Emergencial.