Da Redação JM Notícia
Na manhã desta segunda-feira (3) o pastor Wellington Junior foi empossado como presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), ocupando o cargo que sempre foi de seu pai, o pastor José Wellington Bezerra da Costa.
Wellington Junior foi eleito com 14.675 votos no pleito que aconteceu no dia 9 de abril, eleições estas marcadas por várias batalhas judiciais.
O atraso na posse foi por conta de decisões da Justiça que anularam e suspenderam as eleições, até que na noite da última quarta-feira (28) o juiz Thomas de Souza e Melo, da 1ª Vara Civil do Rio de Janeiro, reconheceu a validade das eleições e autorizou que os membros da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal também assumam seus cargos.
Pastores de diversas partes do país estiveram em São Paulo para parabenizar o novo presidente da CGADB. Na noite do domingo (2) muitos deles estiveram na sede da AD Belenzinho para conversar com Wellington Junior, conforme a igreja noticiou em seu Facebook.
A sessão de posse teve início às 9h, com a presença de cerca de 6 mil ministros (pastores e evangelistas) das Assembleias de Deus em todo o país. Compareceram à posse líderes da denominação de todas as regiões, além do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que veio representando o presidente Michel Temer; o governador do Estado do Mato Grosso, Pedro Taques; o deputado Sebastião Machado Rezende (PSC-MT), que fez uma homenagem a todos os eleitos em nome da Assembleia Legislativa do Mato Grosso; além de outros deputados federais, deputados estaduais e vereadores, e o bispo Samuel Ferreira, da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira (Conamad).
Em seu último discurso como presidente da CGADB, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, que por cerca de 30 anos liderou a entidade de forma marcante, lamentou e repudiou o comportamento reprovável de alguns opositores e frisou que “poder não se toma, mas se conquista com a bênção de Deus e a confiança dos eleitores”. Ele destacou ainda que “a CGADB é de Deus” e lembrou que sua gestão foi marcada por “sinceridade, oração e muito trabalho”. Ao final, ele manifestou seu desejo de que “as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre os novos membros eleitos da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal”, e concluiu agradecendo a Deus por todas as bênçãos recebidas.
Ao final, o presidente da Comissão Eleitoral da CGADB, o pastor e promotor de justiça Antônio Carlos Lorenzetti, procedeu a posse e entrega de certificados aos eleitos. A oração pela posse dos novos membros da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal da CGADB foi feita pelo pastor Oscar Domingos de Moura, presidente da Convenção de Ministros das ADs no Estado do Espírito Santo e Outros (Cadeeso).
Em seu discurso de posse, o pastor José Wellington Costa Junior, novo presidente da CGADB, ressaltou seu compromisso em manter os princípios que levaram a Assembleia de Deus no Brasil a se tornar a maior denominação no país. Ele enfatizou “a manutenção da identidade pentecostal” e do jeito de ser assembleiano, valorizando sobretudo “a doutrina, a tradição e a liturgia assembleianas”. Sua fala foi recebida com fervor e alegria pelos pastores presentes.
O novo líder da CGADB também apresentou a nova formação do Conselho Administrativo da CPAD, presidido agora pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, a qual foi eleita na penúltima sessão da 43ª AGO. A nova diretoria da União de Esposa de Ministros das Assembelias de Deus (Unemad), presidida agora pela irmã Lídia Dantas, esposa do pastor José Wellington Costa Junior, foi apresentada. Na ocasião, a irmã Wanda Freire Costa, fundadora da Unemad e líder da entidade desde sua fundação, foi anunciada como presidente de honra da Unemad.
A sessão foi concluída às 13h, com bênção apostólica impetrada pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa.
Confira a lista dos eleitos:
PRESIDENTE:
PASTOR WELLINGTON JUNIOR – 14.675 votos
1º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO CENTRO-OESTE:
PASTOR SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA – 14.547 votos
2º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO NORTE:
PASTOR GILBERTO MARQUES – 14.725 votos
3º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO NORDESTE:
PASTOR PEDRO DAMASCENO – 15.288 votos
4º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO SUDESTE:
PASTOR TEMÓTEO RAMOS – 14.459 votos
5º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO SUL:
PASTOR PERCI FONTOURA – 15.326 votos
1º SECRETÁRIO – REGIÃO CENTRO-OESTE:
PASTOR ELIENAI CABRAL – 16.031 votos
2° SECRETÁRIO – REGIÃO NORTE:
PASTOR PEDRO ABREU DE LIMA – 13.826 votos
3º SECRETÁRIO – REGIÃO NORDESTE:
Pr. Roberto José dos Santos – 14.755 votos
4º SECRETÁRIO – REGIÃO SUDESTE:
PASTOR ALBERTO SERAFIM – 13.979 votos
5º SECRETÁRIO – REGIÃO SUL:
PASTOR ADALBERTO DUTRA – 14.687
1º TESOUREIRO:
PASTOR ÁLVARO SANCHES – 15.195 votos
2º TESOUREIRO:
PASTOR NEHEMIAS ARAÚJO – 14.814 votos
3º TESOUREIRO:
PASTOR EDSON VICENTE – 13.643 votos
CONSELHO FISCAL 1ª REGIÃO – REGIÃO CENTRO OESTE:
PASTOR RINALDO ALVES – 14.212 votos (Eleito)
CONSELHO FISCAL 2ª REGIÃO – REGIÃO NORTE:
PASTOR PAULO MARTINS NETO – 14.855
CONSELHO FISCAL 3ª REGIÃO – REGIÃO NORDESTE:
PASTOR ISRAEL FERREIRA – 14.221 votos (Eleito)
CONSELHO FISCAL 4ª REGIÃO – REGIÃO SUDESTE:
PASTOR LUIZ CEZAR MARIANO – 14.987 votos
CONSELHO FISCAL 5ª REGIÃO – REGIÃO SUL:
PASTOR JAMIR BRITO – 14.470 votos