Segundo dados da Portas Abertas, organização mundial de apoio ao cristão perseguido, hoje, existem cerca de 215 milhões de cristãos perseguidos em todo o mundo (comdiferentes graus de violência e pressão). Anualmente, a organização publica 50 principais países em que manter a fé cristã pode custar a vida.
Os números podem parecer exagerados, mas a pesquisa realizada há 25 anos é minuciosa e conta com a auditoria das principais universidades da Europa. Segundo dados da pesquisa, países da África representam um terço desses países e têm seus conflitos principalmente motivados pela guerra civil e, sobretudo, pelo comando de grupos islâmicos extremistas, como Boko Haram, Seleka e Al Shabaab, que atuam intensivamente na região.
Um dos objetivos de se monitorar a situação religiosa dos países é para que a Portas Abertas defina onde sua ajuda é mais urgente. Sua atualização é feita considerando-se os acontecimentos e o ambiente religioso do país ao longo do ano anterior. Você encontra a lista completa aqui.
Neste momento, lembramos os 5 países em que seguir a Jesus pode custar a vida:
1º Coreia do Norte
2º Afeganistão
3º Somália
4º Sudão
5º Paquistão
O vídeo traz atualizações sobre os países e o que faz com que eles sejam os países mais perigosos para se exercer a fé cristã.
Assista ao vídeo: