De autoria do Executivo Municipal, a previsão é que o Projeto de Lei (PL) seja encaminhado para sanção ainda esta semana. Denominado de Festival da Canção de Gurupi (GuruFestival), será realizado no segundo semestre de cada ano tendo como referência o aniversário da cidade.
O PL entrou na ordem do dia depois que todos os vereadores abonaram pedido feito pelo vereador Ivanilson Marinho (MBD), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, para que a proposta fosse incluída na ordem do dia da sessão ordinária. “ Por ser um projeto relevante para o incentivo cultural em nossa cidade e atendendo ao pedido de alguns ativistas culturais que têm o desejo de ver esse festival sendo realizado ainda este ano, defendeu Marinho.
Conforme a propositura, o objetivo do festival é “valorizar músicos profissionais ou amadores, objetivando difundir e incentivar a Música Popular Brasileira” premiando até 24 participantes por ordem de melhor colocação no festival. O valor total será de 34 salários mínimos em premiação.
Os vencedores, além de receberem troféus, serão premiados da seguinte forma: 07 salários mínimos para o primeiro colocado, 05 salários mínimos para o segundo colocado. 03 salários mínimos para o terceiro colocado. 02 salários mínimos para o quarto colocado, e 01 salário mínimo para o quinto colocado. Também será garantida a premiação de 01 salário mínimo para a música mais popular. 01 salário mínimo para o melhor intérprete, e 01 salário mínimo para a melhor música instrumental.
Leia proposta de Lei na integra: 27/2018.