“Os homens precisam defender as mulheres. Esta iniciativa é, para nós, do universo masculino, a forma de respeitar e, sobretudo, proteger as nossas irmãs, amigas, vizinhas ou simplesmente mulheres vítimas de algum tipo de violência”, justificou o vereador Rogério Santos (PRB), após apresentar o Projeto de Lei nº 23/2019, nesta terça-feira (12) que institui o “Mês de Mobilização de Todos pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
De acordo com o parlamentar, trata-se da Campanha do Laço Branco, em que os homens devem lutar pelo fim da Violência contra as Mulheres. A Campanha foi criada no Brasil pela Lei federal nº 11.489 em 2007 e institui o 6 de dezembro como o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as Mulheres”, para lembrar de um crime que chocou o mundo em 1989, em Montreal, no Canadá, onde um homem invadiu uma escola e assassinou 14 mulheres. O criminoso, Marc Lepine, de 25 anos, suicidou-se, mas antes deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.
Depois disso, um grupo de homens canadenses organizou um ato para repudiar crime contra a mulher e elegeu um “laço branco” como símbolo para adotar um lema: jamais cometer violência contra as mulheres e não fechar os olhos a qualquer tipo de abuso.
“Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta posição no número de casos de feminicídio no mundo. Esse dado é alarmante. É triste. Espero que esse projeto seja aprovado pela Câmara Municipal de Palmas”, conclui o vereador Rogério Santos.