Da redação
Na manhã desta sexta-feira, 30, o Vereador Hélio Santana (PV), participou de uma reunião pública com o objetivo de discutir e ampliar políticas públicas em defesa dos animais na capital. A reunião foi um pedido do vereador Rogério Santos (PRB) e promovida pela Comissão de Políticas Públicas Sociais.
Segundo Santana, as ONGs e associações estão de parabéns pelo desenvolvimento do trabalho social realizado na capital e no estado do Tocantins, e se colocou a disposição para ajudar as instituições que trabalham com políticas públicas em defesa dos animais.
+ Vereador Hélio Santana vota a favor da população palmense
“Fica aqui o meu cumprimento a estas instituições, pois elas fazem o que o poder público não faz. O poder público deixa de atender, de recolher os animais e deixa de fazer as questões necessárias, mas a instituições, os incansáveis voluntários estão lá todos os dias, de sol a sol, fazendo o trabalho que o poder público deveria fazer”, afirmou Santana.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde informam que neste ano 4978 animais foram examinados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Palmas e 965 deles com resultado positivo para o calazar.
Estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Borine; o coordenador do CCZ, Auriman Cavalcante Rodrigues; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Tocantins, Dr. Ademir Teodoro de Oliveira; Sebastião Donizete, da Universidade Federal do Tocantins; o Guarda Ambiental, Carlos Lima; o coordenador de zoonoses de Gurupi, Henrique Alencar; Pedro Alexandre e Francisco Vieira, do centro de zoonoses de Gurupi; Pericleon, tesoureiro do Conselho de Medicina Veterinária; Maria de Fátima Ribeiro, representante do Naturatins; outros representantes, protetores que trabalham em defesa dos animais e estudantes de Direito e Medicina Veterinária.