Usuários que precisam dos serviços do Departamento de Trânsito em Gurupi, na região sul do estado, estão enfrentando dificuldades para conseguir atendimento. Tem usuário tentando resolver problemas desde fevereiro e não consegue.
O comerciante Clébio Santos diz que está há mais de uma semana tentando retirar um veículo registrado em seu nome e não consegue. Ele vendeu o veículo e após uma consulta descobriu que está com o nome negativado. Ele conta que saiu de Brasília só pra resolver esse problema, mas ainda não conseguiu.
“Dei entrada na semana passada, deve ter uns dez dias. Mas o sistema hoje é informatizado, acho que falta é boa vontade mesmo. Eu quero que eles tirem o veículo do meu nome, só quero isso”, disse.
O atendimento no Detran em todo estado está sendo agendado por causa da pandemia de coronavírus. Por isso só poderá ser atendido no posto do Ciretran de Gurupi quem tem o horário marcado. Para fazer o agendamento é preciso acessar o site da Secretaria de Administraçao do Estado (Secad), ligar no 0800 do Detran ou fazer contato pelo WhatsApp do órgão.
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O problema é que tem muita gente que não consegue fazer o agendamento. Essa também não é a primeira vez que o agendamento do órgão sofre reclamações. Em julho, um homem chegou a ligar 80 vezes e não conseguiu falar com ninguém.
“A gente tenta no 0800, tenta no WhatsApp e ninguém consegue fazer o agendamento corretamente. Desde fevereiro que estou com pendências para serem resolvidas. Falam que o sistema está indisponível e a gente não consegue”, reclamou a técnica de enfermagem Justina Neta.
A mulher conta que foram cinco meses só para conseguir retirar o documento da moto. Agora ela tenta resolver o problema de uma multa que diz ser indevida.
“Quando eu cheguei deparei com uma multa aplicada em Palmas, Tocantins, sendo que a moto nunca esteve em Palmas. Para resolver o problema com a multa só há vaga para atendimento no Detran para o mês de dezembro. É muito complicado”, lamentou.
O que diz o Detran
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) informa que para realizar o agendamento de atendimentos presenciais o usuário deve utilizar o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), que funciona num formato totalmente on-line, no site oficial do Detran-TO(detran.to.gov.br). O agendamento pode ser realizado pelo próprio usuário, que escolhe, dependendo da disponibilidade, dia, horário e local de atendimento. Acrescentamos que não existe um número de whattsApp para realização do agendamento.
A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Gurupi, que anteriormente funcionava de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, apresentou grandes demandas de usuários nas últimas semanas. Em razão deste aumento de demanda, o Detran-TO estabeleceu a abertura de vagas para atendimentos também no período da tarde, até as 18h de segunda a sexta-feira.
O Detran afirma que, desde sua implantação no início de setembro, não houve nenhum tipo de problema no sistema de agendamento on-line que engloba a sede em Palmas, todas as Ciretran’s e postos de atendimento dos municípios do Estado do Tocantins.
Sobre o caso da técnica de enfermagem Justina Neta, o Detran informou que o procedimento para solução do problema é a solicitação de recurso na Prefeitura de Palmas, tendo em vista que a multa relatada foi aplicada pela autoridade de trânsito municipal.
No caso do usuário Clebio Santos Lopes, o Detran informou que o procedimento ao realizar a venda de um veículo é assinar o Certificado de Registro de Veículo (CRV), que também é conhecido como DUT, e reconhecer a assinatura do vendedor e comprador do veículo. Após isso, o vendedor deve comparecer ao Detran com uma cópia autenticada do CRV assinado, para assim realizar o comunicado de venda. Esse procedimento garante que todos os débitos e responsabilidades do veículo passem a ser do comprador do veículo, ou seja, do atual proprietário.
Disse ainda que o usuário que comprou o veículo e possui o CRV original assinado, tem o prazo de 30 dias para realizar a transferência do veículo no Detran. Contudo, o vendedor do veículo é o responsável em realizar o comunicado de venda e o comprador do veículo é responsável pela transferência do veículo.
Ainda segundo o Departamento de Trânsito, em razão da pandemia da Covid-19, o prazo de 30 dias para realizar a transferência do veículo no Detran está prorrogado por tempo indeterminado, para os casos de compra a partir do dia 19 de fevereiro de 2020. Também está suspenso por tempo indeterminado, conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito, o prazo para recursos a multas aplicadas a partir de 19 de fevereiro deste ano.
FONTE: TV Anhanguera