Como postura de combate e prevenção, o vereador Daniel Nascimento (Republicanos), protocolou em Sessão Ordinária na Câmara de Palmas, um Projeto de Lei que dispõe de mensagens educativas informando os malefícios das drogas e do uso abusivo de álcool, em shows, eventos culturais e esportivos, voltados ao pública infanto-juvenil no município de Palmas.
Segundo um estudo divulgado em 2019 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 34% dos jovens menores de 18 anos já consumiram álcool em algum momento da vida, sendo 5%, consumidores abusivos das substâncias, considerados dependentes químicos.
Tendo em vista que muitos desses jovens, adolescentes e até crianças, tem contato com o uso de drogas, tanto indiretamente ao serem influenciados por usuários dos entorpecentes em seu meio social, quando diretamente através do consumo próprio. O Projeto de Lei visa impactar a vivência desse público de forma positiva, divulgando os prejuízos que a dependência química causa na vida adulta, começando na infância.
“O nosso objetivo é mostrar para os jovens que as drogas não são a solução, e sim um grande problema. Se conseguirmos prevenir esse envolvimento precocemente, protegeremos um futuro promissor”, destacou Daniel Nascimento.