Foi preso na manhã deste domingo (15), o ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse (Agir). De acordo com informações do MP-TO, a prisão ocorreu na Fazenda Joia Rara, propriedade do ex-governador, localizada no município de São Salvador, próximo a Peixe, no sul do Tocantins.
Segundo informações do Ministério Público do Tocantins, Carlesse foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal de Palmas e referente a indícios de um suposto plano de fuga para o exterior.
Na última semana, foi preso, Claudinei Quaresemin, ex-secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, durante a ‘Operação Overclean’, deflagrada por uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e a Controladoria-Geral da União. Ele é sobrinho de Carlesse e era o homem forte do Governo na época em que Carlesse comandava o Estado do Tocantins.
Histórico e investigações
Mauro Carlesse assumiu o governo do Tocantins em 2018. Ele era presidente da Assembleia Legislativa e acabou na cadeira de governador porque Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV), então governador e vice, foram cassados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, após condenação por uso de caixa dois na campanha eleitoral de 2014.
Carlesse assumiu o mandato de forma interina e conseguiu se manter no cargo em uma eleição suplementar e depois novamente na eleição geral de 2018.
Ele ficou no cargo até outubro de 2021 quando foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça por suspeita de corrupção. Na época, a Polícia Federal apontou que Carlesse estava envolvido em um esquema de recebimento de propinas e também interferência política na Polícia Civil.
Com informações G1 – Por Patrício Reis, Ana Paula Rehbein, g1 Tocantins e TV Anhanguera
Saiba + “Dentro das 4 linhas”: General Braga Netto é preso em operação da PF