O ano de 2019 para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está sendo marcado por grandes conquistas. Entre as mais importantes ter 100% dos seus cursos reconhecidos ou em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE); estar entre os premiados pelo Instituto Innovare, pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Advocacia Voluntária (Navi) do Câmpus Augustinópolis; e a expansão com a criação do Câmpus Paraíso.
“Todos os cursos nossos hoje podem emitir diplomas devidamente regulamentados. Destaco também o sucesso da Semana Pedagógica, na formação dos professores, com dois dias de imersão neste ano de 2019; a participação grande da Unitins na Agrotins e na Semana de Ciência e Tecnologia do Estado; dois grandes eventos de cunho acadêmico e empresarial; e também o trabalho de ampliação para o Câmpus Paraíso, com estudo técnico iniciado em 2018. Ano de 2019 na busca pela parte orçamentária e, em 2020, será o desafio de executar os três cursos do câmpus”, explica o reitor da Unitins, Augusto Rezende.
Outras conquistas que merecem serem pontuadas são o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para o curso de Direito, Câmpus Palmas, 90% de aprovação dos acadêmicos da Unitins no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), implantação da Biblioteca Virtual e a diplomação dos alunos da extinta Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste do Tocantins (Fades).
O reitor ressalta ainda que dentre os desafios estiveram a reestruturação do organograma da universidade, com a incorporação da TV e Rádio, e o processo seletivo simplificado com 175 novos docentes, sendo 60% deles de professores que não haviam tido contato com a Unitins.
Perspectivas
Para o ano de 2020, foi feita uma reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação, que irão totalizar 15 no próximo ano. “São projetos pedagógicos novos, mais modernos e mais articulados com a realidade de mercado. A gente acredita que essa modernização dos PPCs vai trazer uma ampliação da parte qualitativa da instituição, e também espera que se reflita no quantitativo de alunos, que se tornem mais interessados, diminua a evasão, e aumente os índices, como do Enade”, destacou o reitor Augusto Rezende.
O gestor frisou ainda que são esperadas melhorias na parte estrutural dos câmpus, com reaparelhamento e investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos de informática e laboratório. “A gente acredita que será um ano com foco na estruturação e na qualidade dos cursos que a Unitins oferta”, concluiu o Reitor.