O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está orientando as pessoas que forem trabalhar como mesários nas eleições municipais deste ano a fazerem o treinamento para a função por meio de 1 aplicativo, disponível para celulares. O objetivo da medida é garantir a segurança dos envolvidos com o processo eleitoral, evitando aglomerações em salas de aula por todo o país, por causa da pandemia.
Leia+Eleições 2020: justificativa para não votar deve ser feita pelo aplicativo e-Título
Segundo o TSE, os eleitores que foram convocados a trabalhar como mesários devem realizar os treinamentos pelo aplicativo até o dia 11 de novembro. As aulas são divididas por temas, que incluem desde a preparação da seção eleitoral, até o manuseio com a urna eletrônica e outros equipamentos que podem ser disponibilizados.
Até o dia 22 de setembro, o TSE já tinha registrado mais de 325 mil downloads do aplicativo. O programa está disponível para celulares com os sistemas Android e iOS.
O trabalho de mesário não é remunerado, mas os eleitores que participarem recebem auxílio-alimentação no 1º e no 2º turno, quando houver. Além disso, eles recebem o direito a 2 dias de folga no trabalho em que estão atuando. Outra vantagem é a emissão de um certificado, que garante a preferência no desempate, em concursos públicos, quando isso está previsto no edital.
FONTE: Poder360