O Colar do Mérito Governador José Wilson Siqueira Campos, honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins(TCE/TO), foi entregue ao deputado estadual Eli Borges (Pros), em Sessão Especial na tarde de sexta-feira, 10, na sede do órgão em Palmas. A homenagem agracia pessoas ou instituições que prestaram serviços relevantes ao TCE e ao Estado do Tocantins.
A cerimônia faz parte da celebração dos 28 anos de criação do Tocantins.
O Colar do Mérito Governador José Wilson Siqueira Campos é a maior honraria concedida pelo TCE/TO as autoridades e personalidades, inclusive estrangeiras, que contribuíram de maneira notória para o desenvolvimento econômico, social ou administrativo do Tocantins ou cuja ação tenha fortalecido entidades que atuam a favor do Estado.
Na lista de homenageados, além do deputado estadual Eli Borges, conhecido por sua defesa em favor da família, igreja, da classe empresarial e rural do Tocantins, está o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamim Zymler entre outros.
O deputado Estadual Eli Borges afirmou que é um privilégio poder fazer parte da história do Tocantins contribuindo para o desenvolvimento do Estado:
“Agradeço a Deus, ao povo tocantinense e ao TCE pelo reconhecimento neste dia por tão grande reconhecimento ao receber esta honraria”, disse Eli Borges.
Na ocasião, o presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, pediu uma salva de palmas aos que receberam o Colar do Mérito. “Uma honra laurear essas personalidades que colaboraram com o aprimoramento do Controle Externo e da Administração Pública e, em muitos casos, para a construção do Estado do Tocantins e do que hoje representa o Tribunal do Contas”, disse o presidente.
O governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, destacou que os 28 anos de criação do TCE/TO representam as fiscalizações e orientações para as políticas públicas em favor da sociedade. O governador recebeu o Colar do Mérito Governador Siqueira Campos. ”Agradeço a sensibilidade desta Corte pela honraria. Vejo o TCE como uma grande parte da engrenagem em prol da população”, ressaltou o governador.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Tocantins, Zailon Miranda Labre Rodrigues, falou sobre a importância do Colar do Mérito que leva o nome do ex-governador José Wilson Siqueira Campos. “Com a maior honraria desta casa, celebramos as pessoas que fizeram história neste Estado”, finalizou .
O professor universitário, pós-doutor pela Universidade Estadual de Milão, Itália, Juarez Freitas, discursou em nome dos 26 homenageados. “Sou muito agradecido a essa homenagem, que não é para mim, mas pela causa de um novo Direito Público pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a ONU propõe para 2030”, pontuou o professor.
Confira a relação de todos os homenageados:
Governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda;
Deputado Estadual Eli Dias Borges;
Presidente do Tribunal de Cuentas da Província de Buenos Aires, Argentina – Eduardo Benjamin Grinberg;
Juiz conselheiro aposentado e ex-presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Carlos Alberto Lourenço Morais Antunes;
Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier;
Ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamim Zymler;
Presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do TCM do Rio de Janeiro, conselheiro Thiers Vianna Montebello, representado pelo conselheiro do TCM do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná;
Juiz da Justiça Militar da União, Fernando Pessôa da Silveira Mello;
Ministro-substituto do Tribunal de Contas da União, André Luis de Carvalho, representado pela auditora Antônia Maria da Silva;
Presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio de Miranda;
Vice-presidente do TCE de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano da Silva;
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Ronaldo Eurípedes de Souza;
Deputado Federal, Carlos Henrique Amorim;
Presidente da Associação Brasileira dos Frigoríficos, José João Batista Stival;
Auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Wanderley Bergamim de Oliveira;
Secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Tocantins, Télio Leão Ayres;
Secretário de Planejamento e Orçamento do Estado do Tocantins, David Siffert
Secretário de Educação do município de Palmas, Danilo de Melo Souza;
Professor e pós-doutor em Direito, Juarez Freitas;
Advogado da BFBM (Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados Escritório de Advocacia), Felipe Monnerat;
Professor e mestre em Direito Internacional e Econômico, Júlio Edstron Secundino Santos;
Diretor Financeiro e Administrativo do Sebrae Tocantins, Jarbas Luis Meurer;
Procurador de Contas, Marcos Antônio da Silva Modes;
Advogado Renato Jácomo;
Procurador de Contas aposentado, José Fleury de Araújo Faria;
Monsenhor Rui Cavalcante Barboza.