A partir desta terça-feira (31), a travessia entre os estados do Tocantins e Maranhão voltará a ser feita por balsas. Segundo o governo do Tocantins, pedestres, veículos leves e caminhonetes poderão usar o serviço. Caminhões terão a passagem autorizada a partir de 1º de janeiro de 2025.
O serviço será realizado pela empresa Pipes Navegações, após articulação entre o governo estadual, o Governo Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A travessia substitui temporariamente a ponte sobre o rio Tocantins, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
A ponte JK desabou no último dia 22 de dezembro, provocando a morte de 11 pessoas. Nove corpos foram resgatados do rio e outras seis pessoas seguem desaparecidas, conforme atualização da Marinha do Brasil divulgada no domingo (29). Um homem foi retirado com vida do local.
Testemunhas registraram o momento do desabamento em vídeo. De acordo com o Dnit, o colapso ocorreu devido ao rompimento do vão central da estrutura. A causa do acidente ainda será investigada.
Após a interdição, a Polícia Militar orientou os motoristas sobre desvios para trafegar entre os estados. As rotas incluem trechos pela TO-134, TO-230, BR-230 e outras vias regionais, que levam a cidades como Imperatriz (MA) e Marabá (PA).
A medida emergencial com balsas busca aliviar o impacto causado pela queda da ponte, até que soluções definitivas sejam implementadas.