Tocantins tem destaque negativo no volume de vendas em outubro

Tocantins tem destaque negativo no volume de vendas em outubro

As pesquisas mensais que apresentam dados sobre os setores do comércio e serviços, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de outubro e divulgadas em dezembro, apresentaram resultados não favoráveis para o Tocantins. Entre eles, o destaque para a variação negativa de 14,7% no volume de vendas no comércio varejista ampliado.

A informação foi revelada pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e se refere à comparação ao mesmo mês do ano passado. Pará e Mato Grosso também se destacaram neste item, com índices -16,5% e -14,4%, respectivamente. O único estado brasileiro que obteve resultado favorável neste índice da pesquisa foi Roraima, com crescimento de 7,8%.

O comércio varejista ampliado engloba todo o setor e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. De acordo com a PMC, o Brasil apresentou um quadro de menor ritmo nas vendas no varejo, com queda de 0,8% na comparação com setembro.

A pesquisa apontou que é a quarta queda consecutiva, fazendo o setor acumular perdas de 3,2% nas vendas. “Esses resultados negativos também foram percebidos no setor de serviços, o que pode ser reflexo da recessão econômica que enfrentamos”, comentou o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Serviços

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor também apresentou recuo em outubro no Tocantins. A queda de 2,1% no volume de serviços prestados, na série livre de influências sazonais, se refere à comparação com o mês de setembro.

No ranking de variações negativas por unidades da federação, o Tocantins ficou na 16ª posição (entre os 27). Se os dados deste ano forem contrapostos com outubro de 2015, o Tocantins terá um resultado de -6,5%, ficando em 10º lugar da mesma lista.

Nesta pesquisa, estão incluídos dados sobre os serviços prestados à família (como alojamento e alimentação), de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos, complementares, de transportes e correio.