Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Tocantins perde um dos grandes ícones da política aos 87 anos; Governo decreta luto

Publicado

em

Faleceu na tarde desse sábado, 25, Edmar de Brito Miranda, 87 anos, pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda. Brito encontrava-se internado em uma UTI desde o dia 2 de dezembro, após sofrer picos de pressão alta. Mesmos sendo submetido a cateterismo o quadro clínico sofreu piora nos últimos dias.

O ex-secretário Brito Miranda foi deputado no Estado de Goiás, promotor de Justiça no Tocantins, além de exercer vários cargos na administração do governo do Tocantins. O Governador Wanderlei Barbosa lamentou a morte de Brito Miranda em nota enviada para a imprensa. A família ainda não divulgou onde será realizado o velório e sepultamento.

O Governo do Tocantins decretou luto oficial de três dias  no Estado: “É uma perda grande não só para os familiares, amigos e a classe política, mas para todos os tocantinenses”, disse o Governador Wanderlei Barbosa.

Vida Pública

Brito Miranda como era conhecido por todos, era filho de Leôncio Miranda e Anaídes Brito Miranda. Formado em Direito na Universidade Federal de Goiás, especializou-se em Direito Agrário e foi promotor de justiça. Essa especialização profissional o habilitou para presidir o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado de Goiás (Idago) e ser chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura daquele Estado.

Iniciou a carreira política em 1962 quando foi eleito deputado estadual por Goiás, pelo Partido Social Democrático (PSD), tendo migrado para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) após a outorga do bipartidarismo pelo Regime Militar de 1964. Foi reeleito deputado estadual em 1966. Feito que alcançou novamente nas eleições de 1982 e 1986. Em 1988, disputou sua última eleição como candidato a vice-governador do Tocantins na chapa do PMDB liderada por José Freire, não tendo sido eleito, visto que a chapa de Siqueira Campos e seu vice, Darci Coelho, venceram nas urnas.

Também foi promotor de Justiça no Tocantins e exerceu vários cargos públicos durante as gestões de seu filho, o ex-governador Marcelo de Carvalho Miranda, eleito em 2002, 2006 e 2014.

 

NOTA DE PESAR

 

Brito Miranda, como era chamado, é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda. Em sua vida pública, Brito Miranda foi deputado estadual por quatro mandatos pelo estado de Goiás. Já no Tocantins foi promotor de justiça e chegou a ocupar diversos cargos no governo do Estado.

 

Ante este momento de tristeza e luto, externo meus sentimentos ao ex-governador Marcelo Miranda, aos demais familiares e amigos, rogando para que o nosso amável e bondoso Deus conceda o consolo que somente Ele pode dar nesse momento de perda.

 

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

 

Nota de pesar

Lamento profundamente o falecimento do importante líder político na história do Estado, Brito Miranda. Atuante e sempre presente na história do Tocantins, Brito deixa um legado que sempre será lembrado.

Brito Miranda foi eleito deputado por Goiás, atuou como promotor de Justiça, secretário e advogado.

Descanse em paz!
Deputada Vanda Monteiro e família 🖤

Nota de falecimento – Brito Miranda

 

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, neste sábado, 25 de dezembro, aos 87 anos, por uma cardiopatia.

Pai do ex-governador Marcelo Miranda, Brito era natural da cidade de Pedro Afonso, e foi deputado estadual por Goiás em quatro mandatos, antes da criação do Tocantins. No Estado, atuou como promotor e foi secretário de Governo e de Infraestrutura.

Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.

Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína

 

Nota de falecimento – Brito Miranda

 

Com tristeza, acabei de saber do falecimento de José Edmar Brito Miranda, aos 87 anos. Importante líder político da história do Estado, ele estava internado atualmente em São Paulo após ter passado vários dias na UTI em Palmas.

Ex-deputado estadual por Goiás em várias oportunidades e com papel importante na luta pela criação do Tocantins, Brito Miranda é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), que comandou o Estado por três mandatos diferentes.

Natural de Pedro Afonso, Brito Miranda também foi advogado, promotor de Justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.

Brito Miranda tinha a política no sangue e desde o bipartidarismo esteve no MDB (PMDB). Além dos seus mandatos, teve papel fundamental em diversas articulações políticas que resultaram em vitórias eleitorais. O seu legado na arte de sempre buscar o entendimento fica para a história do Tocantins.

Neste momento de profunda dor de todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força a todos.

Que todos os corações possam ser confortados!

 

Tiago Dimas

Deputado federal

PUBLICIDADE