Da Redação JM Notícia
Uma pesquisa realizada com internautas tocantinenses mostrou que o principal objetivo para dos moradores do Estado é eliminar as dívidas em 2018. O questionário feito pelo G1 mostra que em 2018 os tocantinenses desejam: Eliminar dívidas (22,57 %), Emagrecer/começar atividade física (21,53 %), Comprar veículo ou imóvel (18,22 %), Conseguir um emprego (16,36 %), Fazer a viagem dos sonhos (13,25 %), Namorar/casar (8,07 %).
É comum que a maioria esteja pensando em como sair do vermelho, pois o endividamento do brasileiro tem alcançado números alarmantes por conta da crise financeira que elevou o número de desempregados. Quem já recuperou o emprego ou encontrou uma fonte de renda temporária consegue colocando a vida financeira nos trilhos novamente.
Há diversas formas de negociar pagamentos e fugir da lista de inadimplentes, mas é preciso saber negociar e conhecer seus direitos e deveres.
Uma dessas formas é negociar com o credor, buscar diminuir o valor dos juros, apresentando as suas condições para quitar o valor em aberto. Antes de ligar, separe suas dívidas, some-as e veja a melhor forma de quitá-las, pensando no valor mensal que você precisa para manter suas contas básicas em dia.
Nesse planejamento, vale anotar onde você pode economizar, reduzindo o consumo de água e energia, reduzindo o plano de internet ou até mesmo optando em comprar em mercados mais baratos para conseguir sobrar um valor considerável para quitar as dívidas. Conseguir uma renda extra também é interessante para quem está com várias contas atrasadas e só com o salário não consegue quitá-las.
Viu que consegue enxugar, por exemplo, 200 reais do orçamento todos os meses? Então é hora de ligar nos credores e negociar o pagamento de suas dívidas. Se enfrentar dificuldades na negociação ou se for informado sobre valores de juros exorbitantes, órgãos como o PROCON poderão te ajudar na intermediação desse acordo.