Uma mulher foi algemada e presa pela Guarda Municipal de Araraquara nesta segunda-feira (13) após se recusar a deixar uma praça local.
Isso porque um decreto municipal vigente na cidade e em consonância com o decreto do governador João Dória, veda o acesso da população a equipamentos públicos, como praças e áreas de lazer, esporte, etc.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a mulher em um parque, sentada aparentemente após uma caminhada, quando foi abordada por policiais.
Ela reclamou sobre a inconstitucionalidade do decreto e alertou que acionaria um advogado caso fosse obrigada a se retirar do parque.
Tratada como uma criminosa, a cidadã foi imobilizada pela Guarda Municipal, que entrou em luta corporal e a algemou antes de levá-la detida à prisão. Como tentativa de defesa, a mulher chegou a morder uma guarda.
O pastor Renato Vargens, influente líder evangélico nas redes sociais, foi um dos que ficaram revoltados com o caso e chegou até a desabafou nas redes sociais.
“Acabei de ver um vídeo em uma mulher foi presa em Araraquara pelo crime de ter sentado na praça. Canalhas! Tiranos! Autoritários“, escreveu, e apoiado por seus seguidores.