O Instituto de Pesquisas ORBIS realizou pesquisa de intenções de votos a prefeitura de Palmas,nos dias 12 a 14 de março de 2020, por telefone via URA ativa, e coletadas de forma automática. Segundo o instituto, a margem de erro da pesquisa é de 1,94% com 95% de confiança e foi registrado no TSE nº: TO-08896/2020.
De acordo com a pesquisa, o vereador Tiago Andrino (PSB), que foi apresentado como Tiago do Amastha, lidera a pesquisa com 18,7%. Logo em seguida, aparece a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), com 14,1% dos votos, seguido pelo deputado estadual Júnior Geo (PROS), com 10,8% dos votos.
O deputado federal Vicentinho Júnior (PL) pontuou com 7,7% das intenções de votos, a deputada Vanda Monteiro (PSL), obteve 5,1% dos votos e o ex-deputado Alan Barbieiro apareceu com 4,2%. Já o empresário Gil Barison com 3,4% dos votos e por último apareceu o vereador Milton Neris (PDT), com 3,4% dos votos.
De acordo com o instituto, o cenário eleitoral de Palmas ainda está indefinido, pois existe uma grande parcela da população que ainda não definiu voto, ou não quer votar em nenhum dos nomes apresentados.
O líder nas pesquisas, vereador Tiago do Amastha (PSB) se destacou entre os eleitores mais jovens e com renda mais baixa. Já prefeita Cintia Ribeiro (PSDB) obteve mais aceitação entre os eleitores mais velhos e com maior poder aquisitivo. Já o deputado estadual Júnior Geo (Pros) tem maior expressividade entre os eleitores com maior escolaridade e também com renda mais alta.
REJEIÇÃO
Durante a pesquisa, foi questionado se o eleitor votaria em um candidato apoiado pelo Governador Carlesse e 79,4% responderam que não, e 20,6% responderam que sim. A mesma pergunta foi feita em relação ao ex-prefeito Carlos Amastha, e 51% responderam que não votaria em um candidato apoiado pelo ex-prefeito, e 49,0% disse que votaria no candidato indicado por Amastha.
Pesquisa completa – Baixar