Em uma exortação necessária, o renomado Pastor José Gonçalves, líder da Assembleia de Deus em Água Branca (PI) e membro da Comissão de Apologética da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), enfatizou a importância de os pregadores buscarem o favor divino em vez de se preocuparem com os “likes” humanos.
A mensagem foi compartilhada em um texto que analisa as lições do primeiro trimestre na Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), responsável pelas lições bíblicas das denominações assembleianas ligadas à CGADB. O tema abordado nas lições da Escola Bíblica Dominical (EBD) para adultos é “O CORPO DE CRISTO – Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo”.
O trimestre contará com 13 lições ministradas pelo próprio Pastor José Gonçalves, cujo currículo inclui mestrado em Teologia, graduação em Filosofia e a autoria de diversas obras editadas pela CPAD.
No post, o pastor destaca algumas lições que serão extraídas das 13 aulas que serão ministradas nas escolas dominiciais de todo o país, confira:
- O entendimento de que a igreja pertence a Deus, não sendo propriedade de indivíduos.
- A distinção entre a igreja como organismo e organização, alertando sobre os perigos da institucionalização em detrimento do poder divino.
- A visão do Ministério da Igreja como uma função que requer capacitação divina, não apenas um título.
- A importância da disciplina na igreja para gerar uma comunidade espiritualmente saudável.
- A compreensão do batismo como um ato para adultos, por imersão.
- A abordagem da Ceia como um momento de comunhão espiritual, não uma prática ritualística.
- A necessidade de ordem e decência em cultos cristãos avivados.
- A definição do pregador eficaz como aquele que expõe fielmente as Escrituras, não suas próprias ideias, destacando que deve ser visto como um profeta, não um artista de púlpito.
- A compreensão de que o Espírito Santo energiza vidas consagradas, não a carne.
O alerta direcionado aos pregadores enfatiza que eles devem buscar o favor divino em seu ministério, ao invés de se preocuparem com a aprovação humana nas redes sociais.