O pastor Altair Germano trouxe para as redes sociais um tema relevante e que o preocupa, pois é algo que tem aumentado assustadoramente à medida que o tempo avança – a evasão dos jovens das igrejas locais.
“Há casos já avançados, onde as reuniões de jovens não mais são realizadas. A faixa etária entre os 18 e os 30 anos é a mais afetada’, escreve o teólogo, que é membro da Assembleia de Deus no Brasil.
Leia: Em defesa da EBD: Pr. Altair Germano se solidariza com Igreja após ataque da esquerda
A reflexão proposta por Germano foi bem aceita pelos seguidores que até contribuiram trazendo relatos e mostrando que o quadro é grave e generalizado.
“Que Deus nos ajude. É tarefa árdua, e requer poder do alto. Parabéns ao autor pelo tema”, escreveu um internauta.
“Infelizmente, muitos líderes preferem perder os jovens do que abrir mão dos usos e costumes. Como pastor de uma AD tradicional tenho experimentado isso na pele”, lamentou um pastor.
Outro fiel destacou que “Muitos líderes têm a grande dificuldade em compreender o ciclo da vida. Eles têm muitos problemas com as necessárias mudanças, sem ferir os princípios bíblico. Não falo aqui de modismos, nem desvio de doutrina. Falo em conhecer o ciclo da vida”.
Confira a íntegra do texto de Altair Germano:
Evasão da Juventude
Em vários contextos evangélicos se percebe, em maior ou menor grau, a evasão de jovens das igrejas locais. Quanto maior a igreja, mas difícil se torna tal percepção a curto prazo.
Há casos já avançados, onde as reuniões de jovens não mais são realizadas. A faixa etária entre os 18 e os 30 anos é a mais afetada. Diante desse quadro e realidade, algumas perguntas precisam ser feitas urgentemente.
Para onde estão indo os jovens, os nossos filhos naturais e/ou espirituais?
Por que os jovens estão indo?
O que fazer para manter os jovens na igreja local? O que é necessário mudar ou melhorar? Como contextualizar modelos e formas, sem relativizar princípios e valores?
A diversidade das respostas exige uma discussão participativa, onde pastores, líderes e os próprios jovens possam ser ouvidos, e tudo isso debaixo de oração, e da busca sincera pela orientação do Espírito.
Quanto mais tempo se perde protelando isso, mais jovens irão embora.