O polêmico televangelista e pregador da teologia da prosperidade Peter Popoff, que acumulou milhões de dólares por meio de seu ministério vendendo “cancelamento de dívidas ” e curando “água milagrosa” anunciada como um “poderoso ponto de contato bíblico”, agora está vendendo sua mansão na Califórnia por US $ 8,1 milhões.
Uma análise mostra que a propriedade personalizada construída por Mur-sol possui seis quartos com closets, aproximadamente nove banheiros e uma biblioteca cobrindo mais de 8.302 pés quadrados de “luxuoso espaço vital”.
“Situado em 2,27 acres de terrenos bem cuidados e deslumbrantes, oferecendo privacidade, além de vistas deslumbrantes da montanha e da cidade”, uma listagem da Redfin da casa nos arredores dos estados de Los Angeles.
Leia: EUA: Convenção Batista define “teologia da prosperidade” como falsa doutrina
O histórico de vendas da casa mostra que Popoff comprou a mansão em abril de 2007 por US$ 4,5 milhões. Se ele encontrar um comprador pelo preço pedido, obterá um lucro de cerca de US$ 3,6 milhões antes das taxas e impostos imobiliários.
“Unção profética”
Popoff, de 76 anos, ficou famoso na década de 1980 por sua “unção profética”, onde trabalhava grandes multidões, encontrava doentes e oferecia-lhes cura. Foi revelado por meio de uma exposição de 1986 no “The Tonight Show” que Popoff usou um fone de ouvido e sua esposa, Elizabeth, usou um rádio para alimentá-lo com informações sobre seus alvos e suas doenças, que ele sugeriu que vieram a ele por meio do conhecimento divino.
O impacto da revelação forçou a Associação Evangelística Peter Popoff a declarar falência em 1987.
Embora parecesse que seu ministério havia acabado, Popoff disse em 2017 que o apoio a seu ministério foi afetado apenas brevemente e suas finanças mal foram afetadas. Ele disse que declarar falência foi uma sugestão equivocada de seus advogados.
Ele afirmou que a arrecadação financeira mensal de seu ministério apenas “caiu um terço em três meses; no quarto mês estabilizou e no quinto mês começou a crescer novamente” seguindo o segmento “The Tonight Show”.
“No final daquele ano, estávamos de volta onde estávamos”, disse Popoff à GQ, observando que seu ministério nunca parou de fazer shows ao vivo ou transmissão de televisão.
Ostentação
Reagindo a uma discussão sobre a mansão de Popoff naquela entrevista, a filha de Popoff, Amy Cardiff, que tem dois outros irmãos (irmãos), observou que “nem sempre foi assim”.
O filho de Popoff, Nick, também sugeriu que viver bem é um requisito para o Evangelho que a família prega.
“Somos um ministério da prosperidade que prega a prosperidade”, disse ele. “Pregamos bênçãos financeiras. Deus nos prosperou.”
Em 2019, o Escritório de Comunicações do Reino Unido, também conhecido como Ofcom, foi multado em mais de US $ 32.000 por um provedor de serviços de televisão por satélite por exibir um programa religioso com Popoff promovendo sua “água de nascente milagrosa” como cura para o câncer e outras doenças.
Em 2013, as pessoas que beberam a água benta alegaram em um comercial que ela as livrou de dívidas. Popoff disse à GQ, no entanto, que a água e outros presentes que ele envia aos seguidores em troca de doações não são mágicos.
“Não há nada mágico sobre eles”, disse ele. “Eles são simplesmente pontos de contato – ajudam as pessoas a concentrar suas orações. Deus decide quais orações responder.”