Da Redação JM Notícia
Candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Carlos Amastha (PSB), Oswaldo Stival (PSDB) pediu, neste domingo, 26 de agosto, que os empresários do Tocantins acreditem no plano de governo da sua coligação, em especial nos compromissos para implantar o programa Tocantins Solar.
“Nossa chapa é a única realmente comprometida com a mudança, aos poucos, da matriz energética do Estado. Temos condições de instalar um programa de verdade que incentive o uso da energia solar, baixando ou até zerando a conta de energia de residências, mas sobretudo das empresas. Sou empresário do ramo de carne, e a energia elétrica é uma dos maiores custos para o sucesso dos nossos negócios. O candidato Carlos Amastha também tem grande histórico empresarial e sabe que a tarifa de energia realmente é um gargalo gigante de qualquer um que busca o crescimento”, explicou Stival.
PG-40 tem propostas concretas
No PG-40, programa de governo da chapa Amastha-Stival, há quatro propostas concretas para o uso da energia solar. Enquanto isso, a atual gestão do Estado, assim como nas anteriores, jamais desenvolveu qualquer política nesse sentido e sempre desperdiçou o enorme potencial que o Tocantins tem para trabalhar com energia solar.
As quatro propostas para a energia solar são as seguintes: estimular pesquisa e inovação em energias renováveis, em especial, a solar e biomassa; melhorar o acesso e reduzir o custo da energia elétrica pelo estímulo do uso da energia solar; implementar o Programa Tocantins Solar visando ampliar, fomentar e incentivar a produção de energias limpas e promover a gradativa mudança da matriz energética para fontes sustentáveis, em especial, a energia solar.
Palmas como exemplo
Stival lembrou, ainda, que Amastha e ele não estão fazendo uma promessa, mas sim um compromisso real, com lastro e precedentes positivos. “O nosso candidato a governador já mostrou que é possível trabalhar com energia solar. Ele, enquanto prefeito de Palmas, comandou o programa Palmas Solar, que hoje já vem funcionando bem na Capital e seguramente será ampliado na gestão da correligionária Cinthia Ribeiro. No Estado, vamos transformar o Tocantins Solar é uma política de governo e, em pouco tempo, os resultados vão aparecer”, ressaltou Stival.