Site lista melhores álbuns cristãos da década de 2000
A seleção trouxe discos de grande notoriedade comercial durante a década, como Preciso de Ti, do Diante do Trono (21º lugar), O Poder do Teu Amor, de Aline Barros (34º) e Olha pra Mim, do Toque no Altar (24º). Ao mesmo tempo, a lista apresentou artistas alternativos, como a banda Crombie (36º), Novo Tom (44º) e o duo Baixo & Voz (46º).
Alguns artistas, por sua vez, apareceram mais de uma vez na lista. É o caso do cantor e compositor capixaba Lucas Souza, com o álbum Capturado. Um de seus títulos mais recentes, Cidade do Amor, foi produzido pelo seu irmão, o cantor SILVA, e ficou entre os dez mais ranqueados. A banda Apocalipse 16 alcançou o terceiro lugar com 2ª Vinda a Cura, enquanto o primeiro lugar esteve com Gerson Borges.
Os dez primeiros colocados, em grande parte, foram de artistas independentes. Entre eles, a banda catarinense Aeroilis, que despontou em 2004. Veteranos como João Alexandre (4º), Fruto Sagrado (5º) e Brother Simion (11º) também se fizeram presentes, a frente de outros grupos e intérpretes como Oficina G3, Kleber Lucas e Diante do Trono.
Apesar da versatilidade, o historiador cultural e músico João Dias, que participou da lista, não enxerga a década de 2000 de forma positiva. Ele acredita que os gêneros alternativos ficaram de lado e que parte da culpa deve-se à imprensa. “Essa mídia passou a valorizar excessivamente os chamados ‘movimentos de louvor e adoração’ com letras cada dia mais humanistas, empurrando artistas mais verticais ou que cantavam sobre situações da vida, injustiças sociais e outros para a obsolescência”.
Confira os dez primeiros colocados da lista:
10º: Cidade do Amor – Lucas Souza
9º: Gosto Tanto – Edson e Tita
8º: Acústico – DJ Alpiste
7º: Aeroilis – Aeroilis
6º: Menestrel – Roberto Diamanso
5º: O que na Verdade Somos – Fruto Sagrado
4º: Do Outro Lado do Mar – João Alexandre
3º: 2ª Vinda – A Cura – Apocalipse 16
2º: Mata do Tumbá – Carlinhos Veiga
1º: A Volta do Filho Pródigo – Gerson Borges
gospel prime