Da Redação JM Notícia
A Câmara de Palmas realizou nesta quarta-feira (16) uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público. A data é celebrada em 19 de maio. A iniciativa da solenidade é do vereador Lúcio Campelo (PR), que destacou o trabalho do defensor Arthur de Pádua, homenageado na sessão.
O parlamentar ressaltou a atuação do defensor na garantia de direitos dos pacientes que aguardam cirurgias, exames e remédios. “Arthur prestou e presta assistência a muitas pessoas que necessitam de atendimento na saúde”, pontuou.
A pedido de Lúcio, emocionado, o defensor recebeu o Título de Cidadão Palmense e o dedicou à sua família, presente na ocasião, e a todos os servidores da Defensoria Pública do Tocantins.
Na oportunidade, Arthur destacou a busca pela humanização do atendimento nas unidades de saúde do Estado. De acordo com o defensor foram realizados 6 mil atendimentos no último ano. “A Defensoria nos deu a oportunidade de mudar a vida das pessoas e por isso sou muito grato. É um trabalho feito em equipe”, ressaltou.
Sobre o trabalho na Defensoria, Arthur ressaltou o empenho dos servidores na garantia dos direitos da população palmense. “Nossos assistidos são vítimas da falta de políticas públicas direcionadas ao cidadão carente e por isso precisamos continuar firmes na defesa dos direitos coletivos”, salientou.
O presidente da Casa, vereador Folha (PSD), falou sobre a importância da Defensoria para o cidadão. “Infelizmente, nem todos têm o devido acesso à defesa de seus direitos, mas graças à Defensoria esse cenário tem se revertido”, destacou.
Também participaram da solenidade a subdefensora pública geral do Estado Estellamaris Postal, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Fabrício Dias Braga de Sousa, o diretor do Núcleo Regional de Palmas, Leonardo Oliveira Coelho, o superintendente de Defensores Públicos, Fábio Monteiro dos Santos, a promotora de Justiça do Mistério Público Estadual, Maria Roseli de Almeida Pery e representando a Prefeitura, o procurador Italo Ricardo.