Por conta da vacinação avançada, o mês de agosto foi o mês com menor número de mortes registradas por Covid-19. As informações são das secretarias estaduais de Saúde de todo o país em parceria com o consórcio de veículos de imprensa.
O número de mortes total foi de 24.088, o número é inferior ao que fora registrados nos meses anteriores, sendo que março, abril e maio foram os meses com mais casos confirmados de mortes por Covid-19.
Muitas cidades estão retornando ao normal, reabrindo comércios e reduzindo as restrições. Mas a preocupação agora é com a variante delta que pode acometer até mesmo os vacinados com duas doses.
Diante desse risco, o Ministério da Saúde já fala em aplicar a dose de reforço, mesma técnica que estão sendo utilizada em outros países do mundo mesmo sem a recomendação da OMS.
O Rio de Janeiro, por exemplo, já vê os casos da variante delta atingir uma parte considerável da população, voltando a encher os hospitais.
Mesmo assim, o Rio de Janeiro teve 16,08% menos mortes que o mês de julho. São segue como o estado que mais registra mortes por Covid-19, foram 11.315 em julho e 6.840 em agosto.
No Tocantins a queda foi de 42,81%, sendo 299 mortes em julho e 171 mortes em agosto.