Da redação
Será realizado no período de 26 a 30 de agosto de 2019, no auditório da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP), em Palmas, o curso de Formação de Multiplicadores em Prevenção de Incapacidades em Hanseníase. Organizado em parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), o evento acontecerá das 08h às 12h e das 14h às 18h e tem como público alvo os enfermeiros e fisioterapeutas.
+ Gestores e técnicos da Saúde pactuam ações para os municípios da região Capim Dourado
Em 2018, o Tocantins foi o segundo estado brasileiro com maior número de casos novos notificados com a doença e, por ser um território hiperendêmico, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, é importante capacitar os profissionais de saúde para multiplicarem ações direcionadas à prevenção de incapacidades em hanseníase.
A programação contará com estudos sobre todas as fases da doença, tais como: incapacidades em Hanseníase; dados epidemiológicos; troncos neurológicos acometidos na hanseníase; avaliação neurológica; autocuidado; pele; feridas; salsa; órteses; dentre outros.