Da redação JM
Após anunciar a nova estrutura administrativa, o governador Mauro Carlesse (PHS) nomeou oito secretários de Estado que vão comandar áreas estratégicas do seu novo governo. A relação foi publicada no primeiro Diário Oficial publicado em 2019, nesta terça-feira (1º).
O único nome novo é o do secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio. Ele é delegado da Polícia Federal e comandava a mesma pasta no Distrito Federal até dezembro do ano passado.
Os sete outros nomeados já integravam o governo Carlesse. No dia 31 de dezembro, foram exonerados 32 membros do primeiro escalão, entre secretários, presidentes de órgãos e autarquias.
+ Carlesse diz que quadro de servidores atual é “exagero” e promete mais cortes
A nova estrutura de governo reduz de 23 para 11 secretarias, chamadas de setoriais, e a Governadoria. Serão criadas a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Agetuc) e a Agência de Tecnologia da Informação.
Pastas estratégicas, mas que não se enquadram como a atividade principal do Poder Executivo, como a Casa Civil, Comunicação Social, Casa Militar, Secretaria Geral de Governo e Controladoria do Gasto Público, comporão a Governadoria. Todas seguirão com status de secretaria, no entanto, irão compartilhar o mesmo setor de recursos humanos, administrativo, financeiro e contábil, o que resultará em redução de gastos de custeio e também de pessoal.
O vereador de Araguaína, Soldado Alcivan (PP), que exercia o cargo de secretário Extraordinário de Participação Social e Políticas de Governo, não consta na lista dos secretários anunciados pelo governador Mauro Carlesse (PHS). Ao JM Notícia, Alcivan revelou que pode retornar em Fevereiro à Câmara de Araguaína.
Quem não foi nomeado também, foi o articulador José Humberto Marquez Pereira, que exercia a função de Secretário-Extraordinário de Assuntos Parlamentares da
Secretaria-Geral de Governo. Esta pasta foi incorporada a chefia de gabinete do Governador.
Nomeados
1. ADRIANA DA COSTA PEREIRA AGUIAR, Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes;
2. CLAUDINEI APARECIDO QUARESEMIN, Secretário de Estado das Cidades e Infraestrutura;
3. CRISTIANO BARBOSA SAMPAIO, Secretário de Estado da Segurança Pública;
4. DIVINO ALLAN SIQUEIRA, Chefe de Gabinete do Governador da Secretaria-Geral de Governo;
5. EDSON CABRAL DE OLIVEIRA, Secretário de Estado da Administração;
6. HEBER LUIS FIDELIS FERNANDES, Secretário de Estado de Cidadania e Justiça;
7. ROLF COSTA VIDAL, Secretário-Chefe da Casa Civil;
8. SANDRO HENRIQUE ARMANDO, Secretário de Estado da Fazenda e Planejamento