Em um recrutamento para uma entrevista de emprego, os candidatos passam por diferentes atividades para avaliar a sua capacidade e qualificação para exercer determinada função. Além da análise do currículo, prova e dinâmica de grupo, é comum ser realizada uma entrevista com os profissionais.
Estar preparado para uma entrevista de emprego é fundamental para se destacar e conseguir a vaga desejada. É importante ficar atento às dicas para a primeira entrevista de emprego, como se preparar para a entrevista de estágio, além dos erros que podem te eliminar na seleção.
O objetivo dos recrutadores ao perguntar ao menos um defeito e uma qualidade na entrevista é verificar o seu nível de autoconhecimento, além de analisar a sua percepção sobre si, o mercado e a vaga pretendida. Por isso, não negligencie essa pergunta e esteja preparado a respondê-la com atenção.
Fique atento à vaga para a qual está concorrendo e cite qualidades relacionadas com a função em questão. Em um processo seletivo para a área de vendas, por exemplo, é interessante citar qualidades como comunicação, negociação e responsabilidade. Também é importante evitar alguns clichês e distorções da realidade.
Evite em uma entrevista de emprego:
– Perfeccionismo
– Gosto de trabalhar muito
– Sou muito persistente
Exemplos de qualidades em uma entrevista de emprego
– Criatividade
– Flexibilidade
– Pontualidade
– Espírito de equipe
– Organização
Quais defeitos citar em uma entrevista de emprego
Falar de defeitos para entrevista pode ser embaraçoso para diversas pessoas. É comum não gostar de admitir certas fraquezas ou, por falta de autoconhecimento, não saber exatamente qual é o seu defeito. No processo de recrutamento, seja sincero sobre os seus pontos fracos. O mais importante é atrelar o defeito a uma atitude positiva para superá-lo.
Defeitos para evitar em uma entrevista
– Perfeccionismo
– Excesso de preocupação com o trabalho
– Não gosto de trabalhar
– Sou explosivo (a)
– Pessimista
– Sinceridade
Dicas para expor defeitos mostrando superação
– Tenho dificuldade para falar em público, mas estou realizando um curso de oratória para melhorar as minhas apresentações.
– Costumo esquecer as próximas tarefas, porém utilizo aplicativos, alarmes e post-it para auxiliar em minha organização.
– Sou uma pessoa ansiosa, mas não deixo isso atrapalhar em meu trabalho. Busco controlar a ansiedade com sessões de relaxamento e delegando as tarefas devidamente.
– Tenho má memória, por isso anoto todo tipo de informação para não perder o controle sobre a minha a rotina.
É importante lembrar que o defeito não deve definir você como uma pessoa ruim para a vaga, mas demonstrar a sua humildade em reconhecer as fraquezas e a iniciativa em tomar atitudes que diminuam os impactos desses pontos negativos.