Da Redação JM Notícia -RICARDO COSTA
O empresário Ruim Simon foi destituído da presidência do PRB da capital nessa segunda-feira, 08. A legenda tinha candidatura própria à prefeitura de Palmas e em menos de 24 horas depois de ser homologada a convenção na Associação Tocantinense dos Municípios, o empresário Fabiano Parafusos anunciou desistência.
De acordo com informações do JM Notícia, César Halum, presidente do PRB no Estado, reuniu os candidatos a vereadores nessa segunda e comunicou a destituição do presidente do PRB da capital, Rui Simon, aliado do empresário Fabiano Parafusos. Em seu lugar assumiu Valquíria Resende, que apoiará Cláudia Lelis à prefeitura de Palmas.
Ao JM Notícia, Rui Simon afirmou que foi usado covardemente: “Usaram o partido em Palmas de forma baixa. Em Araguaína, o Halum indicou seu irmão candidato a vice-prefeito da Walderez, candidata apoiada pelo governo”, disse Simon.
O PRB é presidido no Tocantins pelo deputado César Halum, aliado do Palácio Araguaia. De acordo com informações, Halum era favorável que o partido apoiasse a candidatura de Cláudia Lelis (PV). Uma possível vaga a vice-prefeito tinha sido oferecida ao empresário, no entanto, Fabiano recusou e reafirmou candidatura própria.
Estou fora
Abalado com os últimos acontecimentos e com a sua destituição, Simon afirmou que está fora do contexto político de Palmas, e que irá trabalhar apenas pelos vereadores do PRB.
“Nesse contexto político de Palmas não vou opinar mais. Vou cuidar da campanha dos candidatos do PRB. A questão majoritária vou analisar. Eu já não concordava há muito tempo com algumas posições do partido”.
Ameaças
Segundo Simon, o partido iria até o final com a candidatura do empresário Fabiano Parafusos, no entanto, as ameaças dos poderosos inviabilizaram o projeto de candidatura própria em Palmas. “Eu achava fielmente que o nosso grupo era um grupo só, mas não era”, referindo-se a liderança estadual do PRB.
Prefeito
Rui Simon, afirmou ao JM Notícia que está sem candidato a prefeito e que esse processo só será analisado mais para frente.
Família
Para o ex-presidente do PRB de Palmas, todo o processo do PRB foi muito doloroso para ele e para sua família, e que pensa em não se envolver mais com a política. “Meus filhos e minha família estão sofrendo com todo esse processo, penso que não vamos mais entrar na política partidária”, disse Rui Simon.
Leia mais
Fabiano Parafusos (PRB) desiste de disputar prefeitura de Palmas; grupo pode declarar apoio a Cláudia Lelis
Direito de resposta
O JM Notícia entrou em contato com a assessoria do Deputado Federal César Halum para se posicionar quanto às acusações, mas até o fechamento da matéria não teve resposta, entretanto o espaço está aberto ao parlamentar para que possa expor sua versão.