Da redação
Atento às necessidades da população e defensor dos direitos dos animais, o vereador Rogério Santos (PRB) solicitou ao Poder Executivo a criação do Programa animal de vacinação itinerante com distribuição de coleiras contra leishmaniose pela Capital.
Santos explica que recentemente foi aprovado na Assembleia Legislativa do Tocantins um Projeto de Lei que dispõe sobre a política estadual de prevenção e tratamento da leishmaniose visceral canina – LVC, que tem a finalidade de criar políticas públicas contra a epidemia parasita. “O PL aprovado também estabelece a responsabilidade do município quanto a prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da epidemia, que também afeta os seres humanos, podendo levar a morte”, relatou.
+ Projeto de Lei de Rogério Santos institui Semana Municipal da Juventude em Palmas
Para o vereador é urgente criar ações efetivas de saúde pública em benefício aos animais e das pessoas, uma vez que o programa já é realidade no Estado, precisando assim apenas ser implementado na Capital. “É dever das pessoas garantirem a defesa dos direitos dos animais, e saúde pública, uma vez que Palmas registou 28 casos de leishmaniose em 2018, tornando-se fato a necessidade de medidas protetivas”, assegurou Santos.