Redação JM Notícia
A embaixada da República Dominicana em Israel pode ser transferida de Tel Aviv para Jerusalém. O país caribenho enviou uma declaração mostrando suas instenções e o documento já foi acolhido por Israel.
Na nota enviada na sexta-feira (30), a República Dominicana observou que sua embaixada permaneceu em Jerusalém até 1980, e que a decisão de fazer a mudança foi feita a pedido da comunidade judaica local.
Saiba + Mudança de embaixada para Jerusalém é por ‘lealdade a Deus’, diz Bolsonaro
Segundo a agência Reuters, o chanceler israelense Gabi Ashkenazi agradeceu sua contraparte dominicana, Roberto Alvarez Gil, pela declaração através de uma postagem no Twitter.
A boa relação entre o país caribenho e os EUA também conta nessa decisão, pois no final de 2017 o atual presidente dos EUA, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como a capital de Israel e outros líderes mundiais passaram a fazer o mesmo.
Saiba + Mais países reconhecem Jerusalém como a capital de Israel
A Guatemala transferiu sua embaixada logo após os Estados Unidos; Honduras pretende fazê-lo no fim de 2020. O Brasil chegou a cogitar fazer o mesmo, mas resolveu abrir apenas um escritório diplomático em Jerusalém, enquanto a medida da mudança da embaixada é estudada para não prejudicar as relações comerciais com países árabes.