Uma coisa que buscamos muito mais do que a minha outra coisa é a felicidade conta Renato Franchi. Quer você não saiba ou não, você nem mesmo procura dinheiro tanto quanto busca a felicidade. A maioria dos nossos esforços é realizada com a esperança de ter um final feliz para nós. Mesmo quando parece que estamos perseguindo outras coisas mais do que perseguimos a felicidade, a razão última para querer ter essas coisas é para que possamos ser felizes no final.
A verdade simples sobre a felicidade
No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que a felicidade é mais do que um sentimento espontâneo. Pode realmente ser deliberadamente ativado. Sim, você pode ativar ou desativar a felicidade como um interruptor, se realmente quiser diz Renato Franchi. Estranho à direita? Aqui está o que quero dizer. De todas as muitas coisas que precisamos para ser felizes, a maioria delas é inata. Eles se originam de dentro de nós e não do lado de fora. Por exemplo, a felicidade requer muita motivação e positividade na maioria das vezes. Essas duas coisas nem sempre vêm do nosso ambiente, mas da profundidade de nossos corações.
O que mais me surpreende é que muitas pessoas lançam as palavras “felicidade”, “motivação” e “positividade”, mas não entendem como usar essas coisas para melhorar a si mesmas. É por isso que a pessoa pode ouvir uma palestra de motivação agora mesmo e ser atiçada, apenas para voltar ao trabalho em pouquíssimo tempo. Renato Franchi diz que é por essa razão que eu compilei o máximo de perguntas possíveis sobre essas três palavras incompreendidas, com o objetivo de fazer com que você as entenda e ajude a melhorar seus esforços.
Posso ser feliz quando não sou rico?
Renato Franchi: sim, você pode. O que você precisa saber é que a riqueza não é sinônimo de felicidade. Existem inúmeros casos em que as pessoas que não têm muito dinheiro são realmente mais felizes do que as que o fazem. Embora, para um ser humano comum, o dinheiro possa resolver muitos dos problemas que os tornam infelizes, o dinheiro não garante, de maneira alguma, a felicidade. Pensar que você precisa ser rico antes de poder ser feliz não é, portanto, encorajado.
Eu posso ser feliz?
Renato Franchi: Sim, se você optar por ser. É verdade que a vida pode não ser “bff” às vezes. Sucata isso, não apenas às vezes, mas na maioria das vezes. De fato, para algumas pessoas, você realmente acha que os problemas da vida foram projetados especificamente para estar sempre com eles. No entanto, ainda podemos escolher ser felizes nestes tempos difíceis de nossas vidas. Podemos escolher ignorar as dores que a vida nos atinge e prestar mais atenção ao crescimento de nossa felicidade.
Eu tenho que sofrer agora para ser feliz no futuro?
Renato Franchi: Não, você definitivamente não precisa. Você pode estar sacrificando algumas coisas agora mesmo no presente para que você possa ter coisas muito melhores no futuro, mas você realmente não precisa sacrificar sua felicidade. Se você está confortável com a vida que parece triste, triste e facilmente irritada com as menores coisas, então você pode ir em frente e sacrificar sua felicidade. A felicidade deve ser mais do que apenas uma recompensa pelos sofrimentos passados, deve ser tratada como um estilo de vida.
Como a gratidão melhora minha felicidade?
Renato Franchi: O estudo mostra que aqueles que aprenderam a reconhecer e serem gratos pelas coisas boas que têm em suas vidas, por menos que sejam, tendem a ser mais felizes do que aqueles que não os reconhecem. É por isso que eu sempre aconselho as pessoas a nunca ignorarem as coisas boas em suas vidas, porque elas são muitas vezes as coisas que nos fazem felizes.
As pessoas solteiras são mais felizes que as pessoas casadas?
Renato Franchi: Não. Definitivamente não. Se você olhar bem ao seu redor, encontrará pessoas felizes e infelizes em ambos os lados da fronteira do matrimônio. Embora seja bom cercar-se das pessoas que te fazem feliz, a felicidade não vem porque alguém é solteiro ou casado. Sua felicidade pode estar ligada às pessoas, mas não deve depender das pessoas.
É provável que eu seja mais feliz em outro país?
Renato Franchi: Talvez, talvez não. É verdade que alguns países têm padrões de vida muito mais agradáveis do que muitos outros. Por exemplo, cidadãos de países em guerra podem ter menos razões para serem felizes do que cidadãos de países pacíficos. No entanto, nada realmente garante que você será mais feliz se deixar o seu país para outro país. Você pode ou não.
Com que idade as pessoas mais gostam de ser felizes?
Renato Franchi: Estudos nos fizeram entender que a maioria das pessoas mais felizes tem 50 anos ou mais. Isso é compreensível, já que muitas pessoas acima de 50 anos aprenderam a ficar satisfeitas e contentes com o que acumularam até aquela idade. No entanto, ninguém precisa esperar até chegar a essa idade antes de se tornar feliz. Uma coisa boa sobre a felicidade é que, ao contrário dos filmes, não tem classificação etária.
O que preciso fazer para ser feliz?
Renato Franchi: Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar a construir uma felicidade duradoura. Uma coisa é se cercar de pessoas que te fazem feliz. Se você tem companhia feliz, você provavelmente seria feliz porque a felicidade deles seria afetada por você. Além disso, o pensamento positivo é outra coisa que poderia fazer o truque para você. Nada supera o poder dos pensamentos positivos. Que você mantenha pensamentos positivos em sua mente não significa que algumas coisas negativas não estão acontecendo ao seu redor. Significa simplesmente que você escolheu ver o lado positivo de todas as situações que surgem em seu caminho.
Pode ser feliz me ajudar a ter sucesso?
Renato Franchi: Felicidade em si não é uma moeda. Não pode comprar seu sucesso. No entanto, a felicidade tem uma maneira de ajudá-lo a limpar sua mente para que você possa ver situações e oportunidades com mais clareza.
Renato Franchi: Quando você está feliz, você tem menos preocupações e, quando você tem menos preocupações, sua mente tem muito menos peso para carregar. Finalmente, quando você se importa tem menos carga para carregar, tem mais força para fazer outra coisa.
Os exercícios físicos melhoram minhas chances de ser feliz?
R: Além de ajudar a aumentar nossos níveis de condicionamento físico, as atividades físicas também ajudam a manter um crescimento mental saudável. Exercícios podem nos deixar sentindo fisicamente cansados, mas não sem nos tornar mentalmente ativos. Então, se você está se sentindo estressado com algum problema, uma pequena sessão de exercícios na academia ou uma visita a essa sessão de yoga vai deixar você se sentindo melhor consigo mesmo.
Ser feliz significa suprimir a tristeza?
R: O objetivo final de ser feliz não é manter a tristeza afastada. Na verdade, as pessoas mais felizes não são aquelas que sabem reprimir sua tristeza, mas aquelas que são reais consigo mesmas e sabem como não deixar seus problemas colocarem um fardo de tristeza em seus corações. O fato de você estar sempre feliz não significa que você seja insensível à tristeza, significa simplesmente que você tem uma maneira de olhar em torno de seus problemas para que eles não o sobrecarreguem com tristeza.
Como faço para que as pessoas sejam felizes?
Renato Franchi: Na maioria das vezes, o que nos deixa infelizes são situações ruins na vida. Se você conseguir que essas situações ruins as deixem, você pode nos deixar felizes. No entanto, o que você faz quando você quer fazer alguém feliz, mas você é impotente para ajudar a melhorar sua situação? Você só pode fazer o seu melhor. Se a sua felicidade constante já não tiver sido eliminada, você poderá levá-las a fazer as coisas que elas gostam de fazer ou você pode fazer coisas para elas que outras pessoas normalmente não fariam. No entanto, algumas pessoas sentem-se à vontade em ser infelizes. Com eles, você não precisa enfatizar isso. Afaste-se dessas pessoas, se puder, ou a infelicidade acabará afetando você.
Os sentimentos negativos são mais fortes que os sentimentos positivos?
Renato Franchi: Não necessariamente. Embora os estudos nos tenham feito entender que algumas emoções negativas têm efeitos fortes sobre nós, essas emoções negativas não são necessariamente mais fortes do que as emoções positivas. O efeito de sentimentos positivos e negativos depende do dono das emoções, então nenhum deles é mais forte do que o outro.
Os otimistas são estúpidos?
Renato Franchi: Não. Os pensadores positivos apenas optaram por permanecer otimistas, apesar das coisas que dão errado ao redor deles. Os otimistas enfrentam tantos problemas de vida quanto os pessimistas, mas a maneira como cada categoria reage a essas questões é o que faz a diferença. E não é correto julgar qualquer parte como sendo estúpido por reagir da maneira que faz. No entanto, ver as coisas de maneira positiva faz com que esses problemas de vida pareçam mais leves.
Como eu penso positivamente?
Renato Franchi: simples. Não apenas veja o quão ruim é sua situação, reconheça e guarde qualquer pedaço de esperança que encontrar. Estudos nos fizeram ver que aqueles que começam seu dia com mentalidades positivas geralmente acabam tendo bons dias. Para você, não há nada como acordar do lado errado da cama.
Renato Franchi: Cada lado da cama é o lado direito. Além disso, manter as pessoas que pensam como você faz o truque. Pensar nos seus erros passados ou em como os seus problemas podem piorar é a melhor maneira de percorrer a pista da negatividade. Outra maneira é mudar seu idioma. Algo sobre as coisas que dizemos tem suas formas de formar a base de nossa mentalidade, quer saibamos ou não. Sempre diga as coisas certas e você se verá fazendo as coisas certas.
A positividade ajuda a melhorar sua capacidade de improvisar em situações ruins?
Renato Franchi: A simples verdade da questão é que a positividade não faria isso, assim como a negatividade não faria. Sua capacidade de improvisar depende principalmente da sua criatividade e não da sua positividade. No entanto, o pensamento positivo pode ajudar a limpar sua mente de qualquer preocupação, de modo que você possa pensar com clareza e ser capaz de tomar as decisões corretas sobre a situação.
A positividade pode ajudar alguém a ter sucesso?
Renato Franchi: Definitivamente. Se otimistas e pessimistas são apresentados com a mesma situação, os pessimistas provavelmente seriam os primeiros a ver como tudo poderia ser ruim para eles, enquanto os otimistas provavelmente seriam os primeiros a ver que as coisas poderiam funcionar a seu favor. Essas duas perspectivas diferentes vão longe na determinação de quem provavelmente sairia no topo da situação.
Como faço para que os outros pensem positivamente?
Renato Franchi: A melhor maneira de levar as pessoas a pensar positivamente é realmente ajudá-las a ver as coisas do ponto de vista correto. Uma vez que o otimismo e o pessimismo são ambos estados psicológicos que resultam de como vemos as coisas, a melhor maneira de mudar suas psicologias é mostrar-lhes como ver as coisas do modo positivo. No entanto, fique longe de pessoas que encontram conforto em ver as coisas negativamente para a segurança de seu próprio otimismo. Essas pessoas podem esfregar em você e você não seria diferente delas.
P: E se não houver absolutamente nada de positivo na minha situação?
Renato Franchi: Para ser sincero, há muitas situações em que nos encontramos onde não há o menor pouquinho de esperança. Em tais situações, você pensa nas coisas boas que aconteceram com você. Pense nas coisas e pessoas que estão em sua vida pelas quais você é mais grato. Imagine como as coisas podem melhorar de repente para você. Agarre-se fortemente a esses pensamentos, porque eles podem ser suas únicas vertentes de positividade em uma situação extremamente negativa.
Estou sendo irrealista se estou sempre otimista?
Renato Franchi: nunca. O fato de você ficar positivo em situações sombrias não me faz perceber o quão ruins são essas situações. De fato, ninguém conhece sua situação melhor que você. No entanto, ser otimista mostra que você está olhando para o lado positivo das coisas para ajudá-lo a ficar motivado e feliz. Quando você está feliz e motivado, você é capaz de fazer coisas com alguma energia mental vibrante que os pessimistas e os resignados carecem.
Ser positivo aumenta sua autoconfiança?
De certa forma. A razão pela qual as pessoas não são autoconfiantes é que elas estão cientes de algo negativo sobre si mesmas que pode impedi-las de atingir seus objetivos. No entanto, quando você é o tipo de pessoa que está ciente de ambos os seus atributos negativos e positivos e você sabe como usar os aspectos positivos para sua vantagem, você descobre que sua autoconfiança é melhor.
Por que não sou facilmente motivado?
Renato Franchi: A razão pela qual a maioria das pessoas não é facilmente motivada é porque elas vêem a motivação como algo que tem que vir de fora. Alguém tem que vir e dar a eles discursos e palestras bem construídos que desafiariam seus pensamentos e tudo mais. Ou que eles têm que ver outras pessoas que conseguiram fazer aquelas coisas pelas quais precisam de motivação. No entanto, todos eles sentem falta do fato de que as motivações mais duradouras sempre vêm de dentro e não de fora. Se você não está motivado de dentro de você, não há muita motivação externa que o motivaria.
Como me mantenho motivado?
Renato Franchi: Existem muitas maneiras de se manter motivado. Um deles é manter os olhos no objetivo e as recompensas que resultam da sua realização. Se não houver necessariamente recompensas para alcançar esses objetivos, crie alguns para você. Outra maneira de permanecer motivado é lembrar-se constantemente do motivo pelo qual você está fazendo as coisas que está fazendo. Estas razões alimentariam sua motivação até você alcançar seu objetivo.
A motivação realmente ajuda a pessoa a ter sucesso?
Renato Franchi: Um grande sim para isso. A motivação pode ser comparada ao combustível que mantém o motor de sua mente funcionando contra todas as probabilidades. Até mesmo pesquisas reforçam o fato de que pessoas motivadas têm grande probabilidade de obter sucesso em alcançar seus objetivos.
Como faço com que as pessoas ao meu redor sejam motivadas?
Renato Franchi: Uma das maneiras de motivar as pessoas é dar-lhes uma razão para fazer o que quiserem. Se eles puderem se relacionar com sua razão, eles continuarão até que a missão seja cumprida. Outra maneira é oferecer recompensas. As pessoas muitas vezes querem ser recompensadas. Eles querem ter algo para mostrar por seus sucessos. Recompensar as pessoas é uma maneira muito eficaz de estimular as motivações entre as pessoas.
Renato Franchi: Depois de uma análise perspicaz dessas questões, espero que agora existam pessoas menores que não se confundem com felicidade, positividade e motivação. Estas três coisas são muito necessárias como armas para as nossas mentes, para enfrentar as situações problemáticas da vida.
Veja mais de Renato Franchi: