Os vereadores da Câmara Municipal de Araguaína aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei nº 005/25, que cria o Programa Farmácia Veterinária Popular. A proposta é de autoria do presidente da Casa, vereador Max Fleury (Republicanos).
O objetivo do programa é garantir o fornecimento de medicamentos veterinários gratuitos ou a baixo custo para famílias de baixa renda, além de beneficiar animais em situação de rua e aqueles resgatados por organizações de proteção.
A matéria foi aprovada em primeira e segunda votações e segue agora para sanção do Executivo Municipal. O prazo para a promulgação da nova lei é de até 90 dias, conforme prevê o texto do projeto.
“Estou muito feliz e grato. Amo animais e sei o quanto eles precisam da nossa atenção e carinho. Medicamentos são caros, e esse projeto irá beneficiar muitas famílias da nossa cidade”, afirmou Max Fleury após a votação.
De acordo com o texto aprovado, terão acesso ao programa famílias cadastradas em programas sociais, organizações não governamentais (ONGs) e entidades protetoras de animais registradas no município. Protetores independentes, que comprovadamente atuem no resgate e cuidado de animais, também poderão ser atendidos.
O projeto também prevê que o Poder Executivo promova campanhas de conscientização sobre a guarda responsável e estimule a adoção de animais.